Bancos perdem 41 milhões de euros por dia em depósitos desde o início do ano

Bancos perdem 41 milhões de euros por dia em depósitos desde o início do ano
| Economia
Porto Canal

Os depósitos bancários têm vindo, consecutivamente, a descer, uma tendência que se verifica desde o início do ano, numa altura em que existe uma fraca remuneração das poupanças.

A informação é avançada esta quinta-feira pelo Correio da Manhã (CM), que adianta que em janeiro registava-se um 'stock' de poupanças em depósitos de 179,8 mil milhões de euros, valor que foi diminuindo até chegar aos 173,6 mil milhões em maio.

Isto representa a retirada de cerca de 41 milhões de euros por dia desde o arranque de 2023. De abril para maio saíram dos bancos 800 milhões. 

Se atentarmos à variação homóloga relativamente a maio de 2022, regista-se a diminuição de 2,7 mil milhões de euros, a maior variação sentida pelo banco central nos últimos 43 anos. 

O principal motivo para a fuga dos depósitos bancários prende-se com a fraca remuneração das poupanças, sendo que a segunda razão é relativa ao aumento das despesas das famílias por via da inflação e da subida dos juros dos empréstimos. 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.