Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto

Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto
| Porto
Porto Canal/Ana Mota

O Arquiteturas Film Festival arranca já esta terça-feira, dia 27 de junho, e estende-se até dia 1 de julho. O evento, que irá decorrer no Porto, vai apresentar um conjunto de filmes e promover debates, passeios e instalações pela cidade. Dois dos retratos cinematográficos a serem exibidos retratam o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão e a solução habitacional dos Albergues Noturnos do Porto.

Depois de ser apresentado ao público pela primeira vez, o ‘De volta à cidade: Mercado do Bolhão’, de Sara Nunes, vai lançar o debate. A realizadora, em conjunto com os arquitetos e até uma comerciante, irá pensar aquilo que foi a reabilitação de um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto. “A edição deste ano pretende apresentar uma perspetiva que vem das próprias pessoas que usam a arquitetura. A ideia é contrariar um discurso mais fechado e mais interno entre arquitetos. Interessante é ver a interação entre o arquiteto, o realizador e a pessoa que usa o edifício”, explica Paulo Moreira, diretor do Arquiteturas Film Festival.

Para além de filmes portugueses, que vão ser o mote para uma visita ao Mercado do Bolhão e aos Albergues Noturnos do Porto, o programa oficial do festival inclui a estreia mundial do ‘Where We Grow Older, o terceiro filme de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi e realizada por Daniel Schwartz. “Muitos dos filmes falam das tipologias atuais e de como é que a arquitetura se está a adaptar à sociedade contemporânea. Essa trilogia retrata, por exemplo, novas tipologias para os mais idosos ou para as pessoas que vivem sozinhas e que usufruem de outra forma dos espaços públicos”, diz Paulo Moreira.

O Arquiteturas Film Festival acontece em vários espaços da cidade do Porto, no Cinema Batalha, na Casa Comum e no Instituto, e traz a concurso 19 filmes de 16 países diferentes, incluindo Portugal. Agrupados em sete sessões temáticas, os filmes discutem o tema da edição deste ano a partir de diferentes perspetivas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades e Olhar Feminino. Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho, e exibidos novamente no dia seguinte, no Batalha Centro de Cinema.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.