Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto

Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto
| Porto
Porto Canal/Ana Mota

O Arquiteturas Film Festival arranca já esta terça-feira, dia 27 de junho, e estende-se até dia 1 de julho. O evento, que irá decorrer no Porto, vai apresentar um conjunto de filmes e promover debates, passeios e instalações pela cidade. Dois dos retratos cinematográficos a serem exibidos retratam o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão e a solução habitacional dos Albergues Noturnos do Porto.

Depois de ser apresentado ao público pela primeira vez, o ‘De volta à cidade: Mercado do Bolhão’, de Sara Nunes, vai lançar o debate. A realizadora, em conjunto com os arquitetos e até uma comerciante, irá pensar aquilo que foi a reabilitação de um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto. “A edição deste ano pretende apresentar uma perspetiva que vem das próprias pessoas que usam a arquitetura. A ideia é contrariar um discurso mais fechado e mais interno entre arquitetos. Interessante é ver a interação entre o arquiteto, o realizador e a pessoa que usa o edifício”, explica Paulo Moreira, diretor do Arquiteturas Film Festival.

Para além de filmes portugueses, que vão ser o mote para uma visita ao Mercado do Bolhão e aos Albergues Noturnos do Porto, o programa oficial do festival inclui a estreia mundial do ‘Where We Grow Older, o terceiro filme de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi e realizada por Daniel Schwartz. “Muitos dos filmes falam das tipologias atuais e de como é que a arquitetura se está a adaptar à sociedade contemporânea. Essa trilogia retrata, por exemplo, novas tipologias para os mais idosos ou para as pessoas que vivem sozinhas e que usufruem de outra forma dos espaços públicos”, diz Paulo Moreira.

O Arquiteturas Film Festival acontece em vários espaços da cidade do Porto, no Cinema Batalha, na Casa Comum e no Instituto, e traz a concurso 19 filmes de 16 países diferentes, incluindo Portugal. Agrupados em sete sessões temáticas, os filmes discutem o tema da edição deste ano a partir de diferentes perspetivas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades e Olhar Feminino. Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho, e exibidos novamente no dia seguinte, no Batalha Centro de Cinema.

+ notícias: Porto

Menos de 40% das paragens dos autocarros da Unir estão instaladas

A nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que vai gerir o sistema Andante e a rede de autocarros Unir, assume que esta "está atualmente desprovida de qualquer controlo eficaz", revelando que menos de 40% das paragens estão instaladas.

Nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto arranca com orçamento de 241,6 milhões de euros

A nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que vai gerir a rede de autocarros Unir e o sistema Andante, vai arrancar com um orçamento de 241,6 milhões de euros, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.