Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto

Estreia mundial de filme sobre Mercado do Bolhão lança debate sobre arquitetura no Porto
| Porto
Porto Canal/Ana Mota

O Arquiteturas Film Festival arranca já esta terça-feira, dia 27 de junho, e estende-se até dia 1 de julho. O evento, que irá decorrer no Porto, vai apresentar um conjunto de filmes e promover debates, passeios e instalações pela cidade. Dois dos retratos cinematográficos a serem exibidos retratam o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão e a solução habitacional dos Albergues Noturnos do Porto.

Depois de ser apresentado ao público pela primeira vez, o ‘De volta à cidade: Mercado do Bolhão’, de Sara Nunes, vai lançar o debate. A realizadora, em conjunto com os arquitetos e até uma comerciante, irá pensar aquilo que foi a reabilitação de um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto. “A edição deste ano pretende apresentar uma perspetiva que vem das próprias pessoas que usam a arquitetura. A ideia é contrariar um discurso mais fechado e mais interno entre arquitetos. Interessante é ver a interação entre o arquiteto, o realizador e a pessoa que usa o edifício”, explica Paulo Moreira, diretor do Arquiteturas Film Festival.

Para além de filmes portugueses, que vão ser o mote para uma visita ao Mercado do Bolhão e aos Albergues Noturnos do Porto, o programa oficial do festival inclui a estreia mundial do ‘Where We Grow Older, o terceiro filme de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi e realizada por Daniel Schwartz. “Muitos dos filmes falam das tipologias atuais e de como é que a arquitetura se está a adaptar à sociedade contemporânea. Essa trilogia retrata, por exemplo, novas tipologias para os mais idosos ou para as pessoas que vivem sozinhas e que usufruem de outra forma dos espaços públicos”, diz Paulo Moreira.

O Arquiteturas Film Festival acontece em vários espaços da cidade do Porto, no Cinema Batalha, na Casa Comum e no Instituto, e traz a concurso 19 filmes de 16 países diferentes, incluindo Portugal. Agrupados em sete sessões temáticas, os filmes discutem o tema da edição deste ano a partir de diferentes perspetivas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades e Olhar Feminino. Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho, e exibidos novamente no dia seguinte, no Batalha Centro de Cinema.

+ notícias: Porto

Homem encontrado morto junto à Ponte Luís I

O corpo de um homem, com cerca de 40 anos, foi encontrada na manhã desta segunda-feira nas rochas do Rio Douro, um pouco a montante da Ponte Luís I, em frente às escadas dos Guindais, no Porto. A Polícia Marítima avança que não há indícios de crime.

Peça a peça, nova ponte transforma envolvente do Campo Alegre no Porto

As obras da Linha Rubi seguem a bom ritmo e alteram a paisagem das margens das cidades do Porto e Gaia. No Campo Alegre já aparece um dos elementos onde vai “afundar” o tabuleiro da nova ponte, bem como dois pilares. O projeto vai além dos carris e resolverá problemas antigas na Via Panorâmica à boleia da nova estação que ficará entre as faculdades.

Ossadas de século XVI encontradas em Massarelos durante obra da nova ponte sobre o Douro

No Grande Porto, as obras do metro já trouxeram à luz do dia mais de 300 mil achados arqueológicos. Em fevereiro, durante as escavações da empreitada da nova ponte sobre o rio Douro, foram desenterradas ossadas de cerca de 30 corpos numa parcela que outrora serviu como necrópole de uma igreja na escarpa de Massarelos. Em Gaia foi descoberto um forno de uma antiga fábrica de cerâmica.