Eólicas em Matosinhos podem significar queda de 13% no valor das casas

Eólicas em Matosinhos podem significar queda de 13% no valor das casas
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Matosinhos, junta-se às autarquias do Porto e Gaia na contestação à construção do Parque Eólico de Leixões, que ocupará a zona entre Matosinhos e Espinho.

A autarquia liderada por Luísa Salgueiro aponta que a presença de eólicas, a 3,4 quilómetros da costa, pode desvalorizar os imóveis em 13%, num raio de dois quilómetros, noticia o Jornal de Notícias.

As percentagens de desvalorização remetem-se a estudos da London School of Economics que apontam também que num raio de quatro quilómetros a desvalorização de imóveis pode chegar aos 3%.

“Trata-se de uma adulteração da arquitetura paisagística natural de Matosinhos que poderá, além disso, afetar os fluxos turísticos e consequentemente a economia local”, refere a Câmara Municipal. O setor das pescas, restauração, turismo e desporto são algumas das economias que podem vir a ser afetadas refere-se.

A autarquia pede ainda indeminizações devido a quebra de receitas que possa vir a ter, nomeadamente na derrama, IMI, IMT e IRS. “Caso se decida pela implementação do projeto, se determine um montante indemnizatório, na modalidade de taxa, para a compensação do município”, pode ler-se. Em causa estão os “investimentos públicos realizados e pela redução da receita decorrente da perda de competitividade de setores muito relevantes para a economia local”.

A fruição do por-do-sol é outro dos fatores colocado em causa, aponta a autarquia. “Trata-se de uma adulteração da arquitetura paisagística natural de Matosinhos que poderá, além disso, afetar os fluxos turísticos e consequentemente a economia local”.

É esperado “impacto sonoro a todos os níveis, incluindo na vida” de quem mora em Matosinhos, “assim como nas espécies aviárias e marinhas”, refere o jornal, apontando resultados semelhantes de um parecer da Câmara do Porto.

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.