“Há predominância de dourados”. Fogo de artifício do São João já começou a ser preparado

“Há predominância de dourados”. Fogo de artifício do São João já começou a ser preparado
| Porto
Catarina Cunha

A menos de 48 horas de uma das festas mais emblemáticas da cidade do Porto, o São João, ultimam-se os preparativos para o lançamento do habitual fogo de artifício.

Este ano, o espetáculo piromusical está a ser preparado numa empresa de Ponte de Lima - Pirotecnia Minhota -, que já está habituada a estas «andansas». A última vez que a entidade pintou o céu das margens do Douro foi em 2018. 

Sem levantar muito o véu sobre o “show” da meia-noite, o proprietário da entidade afirma em declarações ao Porto Canal que “cada espetáculo é uma novidade, pois não há espetáculos iguais”, mas que este ano vai existir “uma predominância de dourados”.

Um dos momentos mais altos da festividade, exige organização e preparação. David Costa conta que o design, a execução e a montagem do fogo de artifício, que vai ter 16 minutos, demora entre duas as três semanas a ser preparado.

A primeira etapa de todo o processo passa por escolher a “banda sonora, de acordo com a empresa e o cliente”, depois adequa-se “o material à banda sonora que foi escolhida”, de seguida acontece a “organização do programa por cores, disparos e tempos”, passa-se para a seleção do material, a rastilhagem e montagem do espetáculo”, revela o programador do mesmo, Bruno Sousa.

Segundo o responsável da companhia de pirotecnia, a originalidade é um elemento obrigatório e que habitualmente está relacionada “com o design em si” e “a forma de disparo sequenciada”, num balanço de “perfeita sincronia musical”.

Este ano o fogo de artifício vai ser lançado apenas do tabuleiro superior da Ponte Luiz I, para que a passagem de peões no tabuleiro inferior da infraestrutura seja mais fácil. A decisão tomada recentemente pelos municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia não vai prejudicar a beleza do momento, garante David Costa.

“De qualquer maneira o tabuleiro superior é sempre um local de excelência, porque permite-nos usar o efeito de uma cascata e alguns efeitos que realcem a atenção”, comenta o entendido em pirotecnia.

O rio Douro também vai ser palco do lançamento de estruturas de iluminação e fogo, onde já estão a ser instaladas 14 plataformas. 

David Costa ressalva que nos 15 minutos que antecedem o lançamento, o nervosismo começa a aparecer, devido à elevada responsabilidade do momento.

O fogo de artífício vai ser lançado à meia-noite em ponte no dia de São João. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Porto

Desenterrados 350 corpos que vão ajudar a contar a história do Cerco do Porto

“A partir do mundo dos mortos, conseguimos reconstruir um mundo dos vivos”. As palavras são da antropóloga Sofia Nogueira que está a dirigir as escavações arqueológicas num terreno anexo à Biblioteca Pública, no centro do Porto, que serviu como cemitério aquando do surto de cólera no decorrer do Cerco do Porto. Ao todo, já foram levantados mais de 350 corpos.

Alberto Machado renuncia ao cargo de vereador na Câmara do Porto

O social-democrata Alberto Machado renunciou, esta sexta-feira, ao cargo de vereador na Câmara do Porto, apurou o Porto Canal junto de fonte do partido.

Unidade de consumo móvel do Porto pretende chegar a cerca de 600 consumidores

A unidade de consumo móvel vigiado do Porto deverá começar a operar na próxima semana nos territórios de Campanhã e do Centro Histórico, com o intuito de chegar a cerca de 600 consumidores de substâncias injetáveis, foi esta sexta-feira anunciado.