Rusgas São João saem à rua dia 1 de julho. Em Lordelo do Ouro e Massarelos os preparativos já estão a ser ultimados

| Porto
Mafalda Miranda

As tradicionais Rusgas de São João saem à rua no sábado de 1 de julho, com as tradições e os costumes percorrem novamente o coração da cidade do Porto. Na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos os preparativos já começaram no passado mês de abril e já só faltam alguns pormenores.

No ano passado saíram à rua com o tema Martelos de São João e trouxeram o troféu para casa. Para este ano, os participantes não esperam outra coisa.

O Porto Canal foi acompanhar um dos ensaios da rusga que decorrem na Escola Infante D. Henrique, na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, e música não faltou.

Dos mais novos aos mais velhos, o sentimento é o mesmo. Alegria, animação e sobretudo muita vontade de ganhar.

Maria Cerqueira tem 70 anos e é das mais velhas. Foi madrinha no ano de 2022 e, apesar de gostar mais da música do ano passado, confia na vitória deste ano.

Os mais novos mostram-se envergonhados, mas dizem que no dia da rusga tudo passa e vivem o momento da melhor forma.

O grupo é composto maioritariamente por mulheres. Estavam dois homens nos ensaios, sendo que um é responsável pela organização. No entanto, Goreti Cunha, Presidente do Grupo Folclore de Lordelo do Ouro e também membro da organização, confessou que no dia da rusga são esperados mais homens para ajudarem de outras formas, quer com os cenários, adereços e outro tipo de materiais.

Agora resta esperar pelo próximo dia 1 de julho para que na Praça General Humberto Delgado seja anunciada a rusga vencedora deste ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Desenterrados 350 corpos que vão ajudar a contar a história do Cerco do Porto

“A partir do mundo dos mortos, conseguimos reconstruir um mundo dos vivos”. As palavras são da antropóloga Sofia Nogueira que está a dirigir as escavações arqueológicas num terreno anexo à Biblioteca Pública, no centro do Porto, que serviu como cemitério aquando do surto de cólera no decorrer do Cerco do Porto. Ao todo, já foram levantados mais de 350 corpos.

Alberto Machado renuncia ao cargo de vereador na Câmara do Porto

O social-democrata Alberto Machado renunciou, esta sexta-feira, ao cargo de vereador na Câmara do Porto, apurou o Porto Canal junto de fonte do partido.

Unidade de consumo móvel do Porto pretende chegar a cerca de 600 consumidores

A unidade de consumo móvel vigiado do Porto deverá começar a operar na próxima semana nos territórios de Campanhã e do Centro Histórico, com o intuito de chegar a cerca de 600 consumidores de substâncias injetáveis, foi esta sexta-feira anunciado.