Rusgas São João saem à rua dia 1 de julho. Em Lordelo do Ouro e Massarelos os preparativos já estão a ser ultimados
Mafalda Miranda
As tradicionais Rusgas de São João saem à rua no sábado de 1 de julho, com as tradições e os costumes percorrem novamente o coração da cidade do Porto. Na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos os preparativos já começaram no passado mês de abril e já só faltam alguns pormenores.
No ano passado saíram à rua com o tema Martelos de São João e trouxeram o troféu para casa. Para este ano, os participantes não esperam outra coisa.
O Porto Canal foi acompanhar um dos ensaios da rusga que decorrem na Escola Infante D. Henrique, na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, e música não faltou.
Dos mais novos aos mais velhos, o sentimento é o mesmo. Alegria, animação e sobretudo muita vontade de ganhar.
Maria Cerqueira tem 70 anos e é das mais velhas. Foi madrinha no ano de 2022 e, apesar de gostar mais da música do ano passado, confia na vitória deste ano.
Os mais novos mostram-se envergonhados, mas dizem que no dia da rusga tudo passa e vivem o momento da melhor forma.
O grupo é composto maioritariamente por mulheres. Estavam dois homens nos ensaios, sendo que um é responsável pela organização. No entanto, Goreti Cunha, Presidente do Grupo Folclore de Lordelo do Ouro e também membro da organização, confessou que no dia da rusga são esperados mais homens para ajudarem de outras formas, quer com os cenários, adereços e outro tipo de materiais.
Agora resta esperar pelo próximo dia 1 de julho para que na Praça General Humberto Delgado seja anunciada a rusga vencedora deste ano.
Ver esta publicação no Instagram