Alta Velocidade Porto/Soure com investimento de 300 mil euros por parte da IP

| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal lançou o procedimento pré-contratual para a contratação da execução até 2024 da 'Linha de comboios Alta Velocidade - Porto/Soure - Consultoria Túneis', pelo valor de 300 mil euros, segundo despacho publicado esta segunda-feira em Diário da Republica.

O despacho do Conselho de Administração Executivo autoriza a repartição de encargos relativos ao contrato para a Linha de Alta Velocidade previstos no Plano Nacional de Investimentos 2030, destinando a maior fatia (270.600 euros) para este ano e 29.400 euros para 2024.

O conselho de administração, no preâmbulo do despacho, destaca que a Infraestruturas de Portugal "assume exigentes responsabilidades" relacionadas com a gestão corrente das redes rodoviária e ferroviária nacionais, incluindo a necessidade de realizar investimentos nessas infraestruturas relacionados com a manutenção.

Nesse âmbito, anuncia o lançamento de um procedimento para contratualizar a realização da Aquisição de Serviços para a «Linha de Alta Velocidade - Porto/Soure - Consultoria Túneis», que lembra estar integrada no empreendimento/projeto «F01 - Nova Linha Porto - Lisboa».

O procedimento tem um preço base de 300 mil euros, integrando a atividade a candidatura aprovada no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, com uma taxa de cofinanciamento de 50% e uma comparticipação pública nacional de 50%, segundo o despacho.

+ notícias: Norte

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.

Proteção Civil regista cerca de 750 ocorrências devido à chuva e mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as meia-noite de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.

Portugal sem registo de presença da vespa soror, diz Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (INCF) disse esta segunda-feira que, até à data, não foi detetada a presença de vespa soror em Portugal, espécie invasora oriunda da Ásia que já foi encontrada nas Astúrias, em Espanha.