Câmara do Porto arranca com projeto de recuperação e doação de computadores

Câmara do Porto arranca com projeto de recuperação e doação de computadores
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto lançou um projeto para recuperar e partilhar computadores com entidades de cariz social. A iniciativa chama-se “ReBOOT” e é financiada pelo programa EEA Grants "Asprela + Sustentável", segundo a autarquia da Invicta.

Os computadores que serão reparados vão ser entregues, posteriormente, a instituições com projetos sociais e entidades com necessidades deste tipo de equipamentos.

O objetivo da iniciativa é economizar recursos naturais e dinheiro, através do acesso a equipamentos digitais.

O REBOOT também vai disponibilizar sessões de formação e eventos para que a população fique capacitada para repararem os seus próprios computadores e diagnosticar os seus problemas – os Repair Café.

As sessões terão lugar na UPTEC, na Asprela, às segundas e quartas-feiras, entre as 18h e as 21h.

Os parceiros do ReBOOT são a Porto Digital, a Porto Ambiente, a European Recycling Platform Portugal, o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade Portucalense e da UPTEC, a LIPOR e a Circular Economy Portugal.

Os equipamentos para reparação podem ser deixados nos Centros de Educação para Sustentabilidade, no Ecocentro da Prelada, no Serviço Municipal de Metrologia, no Ecocentro das Antas ou nos locais da Rede Crew da LIPOR.

Os resíduos que resultam desta iniciativa serão recolhidos à LIPOR e, assim, encaminhados para a reciclagem e/ou valorização.

+ notícias: Porto

Falta de equipa técnica atrasa arranque da unidade móvel de consumo de drogas no Porto

A abertura da unidade móvel de consumo vigiado de drogas no Porto enfrenta um impasse devido à falta de uma equipa técnica. A data para o início das operações ainda não foi definida uma vez que o anterior Governo não publicou a devida portaria que permitiria a contratação de uma equipa.

Requalificação e aumento da Escola Básica da Ponte em Lordelo do Ouro por 1,45 milhões de euros

Já foi lançado o concurso público para a requalificação completa da escola básica da Ponte, localizada na freguesia de Lordelo do Ouro. A intervenção tem como objetivo não só melhorar os espaços existentes, dentro e fora do edifício, mas também expandi-lo, avança a autarquia.

Moreira condena ataque a imigrantes como "crime de ódio inaceitável" e pede extinção do "novo SEF"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pronunciou-se, durante a reunião de executivo desta segunda-feira, contra o ataque a três imigrantes na freguesia do Bonfim, classificando-o como um "crime de ódio" que não pode ser tolerado sob qualquer justificativa. O autarca criticou a inoperância da AIMA e que o organismo "desperdiça dinheiros públicos", apelando à sua extinção e transferência das competência para os municípios.