Governo mantém desconto no ISP em 13,1 cêntimos para gasóleo e 15,3 para gasolina

Governo mantém desconto no ISP em 13,1 cêntimos para gasóleo e 15,3 para gasolina
| Economia
Porto Canal/Agências

O Governo decidiu manter, este mês, inalterado o desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) em 13,1 cêntimos por litro para o gasóleo e 15,3 para a gasolina, anunciou o Ministério das Finanças esta segunda-feira.

“O Governo mantém inalterado para o mês de junho o desconto no ISP que vigorou no mês anterior, traduzindo-se num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina”, indicou, em comunicado, o executivo.

Segundo o ministério tutelado por Fernando Medina, vai também prosseguir a atualização do adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) – taxa de carbono -, que foi iniciado em maio.

A taxa é agora atualizada em cerca de dois cêntimos na gasolina e no gasóleo.

Em junho, a redução total da carga fiscal passa a ser de 28 cêntimos por litro de gasóleo e 30 cêntimos por litro de gasolina.

Para o setor agrícola mantém-se a descida de seis cêntimos por litro de gasóleo.

“O preço de referência do gasóleo e da gasolina está atualmente abaixo do preço verificado em outubro de 2021, o que justificou as medidas iniciais de mitigação ao nível do ISP. Adicionalmente, o consumo de combustíveis nos primeiros quatro meses de 2023 atingiu o recorde da última década. O consumo de combustíveis rodoviários em abril, último mês com dados publicados, regista um crescimento de 19% face ao período homólogo. Além disso, a tributação de combustíveis em Portugal está significativamente abaixo da média ponderada da zona euro: 16% no gasóleo e 11% na gasolina”, apontou.

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.