Serralves em Festa arranca hoje depois de três anos de pausa

Serralves em Festa arranca hoje depois de três anos de pausa
Foto: Serralves
| Porto
Porto Canal / Agências

O festival Serralves em Festa é retomado em pleno esta sexta-feira, com 50 horas de programação cultural de entrada gratuita nos espaços da fundação, no Porto, ao fim de três anos de pausa forçada por causa da covid-19.

O Serralves em Festa, apresentado como o “maior evento da cultura contemporânea em Portugal”, decorrerá até domingo à noite com concertos, cinema, circo contemporâneo, visitas e dança no museu, nos jardins e na Casa Manoel de Oliveira.

Esta será a 17.ª edição do Serralves em Festa e a programação foi pensada “para diferentes públicos, de forma gratuita, em diferentes horários e com diferentes expressões artísticas”, como sublinhou o programador Rui Costa, em maio aos jornalistas.

Entre as propostas do festival estão o espetáculo “Aqui, Agora, Neste Momento”, de Vera Mantero, Elisabete Francisca e Mariana Tengner Barros, o espetáculo de circo contemporâneo “FIQ! (Réveille-toi)”, do grupo acrobático de Tânger, a performance “El Gran Final”, da companhia Bucraá Circus, e ainda atuações de 808 State & Michael England, Mouse on Mars, Rui Reininho e Oren Ambarchi & João Pais Filipe.

A última edição do Serralves em Festa aconteceu em 2019 e recebeu cerca de 250 mil pessoas.

Para as deslocações até Serralves, a STCP assegura ligações contínuas em autocarro, mesmo durante as madrugadas de sábado e domingo.

+ notícias: Porto

Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”

Um estudo da Universidade do Porto (UP) sobre a área verde da própria cidade concluiu que, entre 1947 e 2019, o Porto perdeu 420,03 hectares de árvores e arbustos. Citado pelo jornal Público, os investigadores ficaram surpreendidos pela dimensão da perda: “O Porto era muito rural e estávamos à espera de uma diminuição da área verde, mas não que fosse tão drástico.”

UNIR liga os motores: Marco Martins é o primeiro utilizador da nova rede de autocarros do Grande Porto

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar foi o primeiro “viajante” da UNIR, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP). O novo sistema de transportes do Grande Porto arrancou esta sexta-feira, 1 de dezembro, com 439 linhas a ligar 17 municípios.

Há novo plano de recuperação da fachada do Shopping Brasília do Porto

O histórico Shopping Center Brasília, no coração da Boavista, no Porto, está num prolongado processo de renovação. Segundo avança o Jornal de Notícias, a administração de um dos centros comerciais mais antigos do país está a preparar uma série de intervenções na fachada do edíficio, mas que apenas vão avançar no final da atual fase de modernização da infraestrutura-base.