Sete artistas 'inundam' de novas histórias caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira

Foto: Fábio Lopes | Porto Canal
| Porto
Fábio Lopes

As caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira estão a ganhar novas cores. Foi aberto um concurso no âmbito do Programa de Arte Urbana do Município do Porto e os artistas selecionados já começaram a colorir esta histórica rua portuense, dando-lhe nova vida.

Com a tradicional azáfama como pano de fundo, é de pincel e paleta na mão que sete artistas têm a missão de colorir as caixas de eletricidade, revestindo-as de novas histórias.

No total, são 28 as estruturas a serem intervencionadas, com a inauguração dos trabalhos prevista para o dia 2 de junho.

Com receio de uma presença indesejada, a chuva, os artistas metem mãos à obra, perante os olhares surpreendidos dos turistas que vão deambulando pela rua.

Inaugurada em 2014, esta é uma iniciativa integrada no Programa de Arte Urbana do Município do Porto e pretende contribuir para a divulgação da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

"Lançamos uma call que foi extremamente participada. Tivemos cerca de 80 artistas nacionais e internacionais, mas que residem em território nacional, aqui a participar e conseguimos assim selecionar as melhores propostas", frisa, em declarações ao Porto Canal, Catarina Araújo, Vereadora da Câmara do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Ágora. 

Assim, todos os anos, os artistas visuais são convidados a apresentar propostas para tornar (ainda) mais colorida a cidade, com a inscrição dos seus traços, cores e desenhos em espaços do Porto.

Este é um projeto visto com bons olhos pelos participantes que podem assim expor o seu trabalho, tornando a arte acessível para todos. 

"Eu trabalho muito em atelier com galerias. O meu trabalho é mais exposto em interior e foi uma oportunidade que eu vi para tornar o meu trabalho também mais conhecido" sublinha Mariana de Castro. 

Visão partilhada por Constança Duarte, outra das artistas selecionadas. "Eu acho muito interessante a questão da arte estar na rua e das pessoas poderem usufruir sem terem que entrar no museu, ou numa galeria. Levar a arte para diretamente às pessoas e despertar esse interesse", defende. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

STCP passa a multar estacionamento abusivo, mas ainda falta regular TVDE

A STCP passa a complementar o trabalho de fiscalização da Polícia Municipal e poderá autuar infrações de trânsito em duas situações: veículos mal estacionados em frente às estações e nos corredores BUS. A proposta para a delegação de competências à empresa de transportes foi aprovada por unanimidade esta segunda-feira na Câmara do Porto. Executivo alerta para falta de regulamentação dos TVDE.

Câmara do Porto aprova aquisição de serviços para garantir refeições a sem-abrigo

A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira, com a abstenção da CDU e do BE, avançar com a aquisição de serviços de confeção e transporte de refeições para pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de extrema vulnerabilidade.

Primavera chega mais cedo. As previsões para os próximos dias

Depois de uma semana em que os termómetros no Porto chegaram aos 5 ºC, com a temperatura máxima a não ir além dos 19 ºC, o último fim-de-semana de inverno deu o mote para a entrada da nova estação. Com temperaturas acima dos 20 ºC, sábado e domingo foram dias de colocar no armário casacos e guarda-chuvas… e de acordo com as mais recentes previsões, essas peças de roupa e acessórios deverão mesmo manter-se guardados durante os próximos tempos.