Sete artistas 'inundam' de novas histórias caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira

Foto: Fábio Lopes | Porto Canal
| Porto
Fábio Lopes

As caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira estão a ganhar novas cores. Foi aberto um concurso no âmbito do Programa de Arte Urbana do Município do Porto e os artistas selecionados já começaram a colorir esta histórica rua portuense, dando-lhe nova vida.

Com a tradicional azáfama como pano de fundo, é de pincel e paleta na mão que sete artistas têm a missão de colorir as caixas de eletricidade, revestindo-as de novas histórias.

No total, são 28 as estruturas a serem intervencionadas, com a inauguração dos trabalhos prevista para o dia 2 de junho.

Com receio de uma presença indesejada, a chuva, os artistas metem mãos à obra, perante os olhares surpreendidos dos turistas que vão deambulando pela rua.

Inaugurada em 2014, esta é uma iniciativa integrada no Programa de Arte Urbana do Município do Porto e pretende contribuir para a divulgação da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

"Lançamos uma call que foi extremamente participada. Tivemos cerca de 80 artistas nacionais e internacionais, mas que residem em território nacional, aqui a participar e conseguimos assim selecionar as melhores propostas", frisa, em declarações ao Porto Canal, Catarina Araújo, Vereadora da Câmara do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Ágora. 

Assim, todos os anos, os artistas visuais são convidados a apresentar propostas para tornar (ainda) mais colorida a cidade, com a inscrição dos seus traços, cores e desenhos em espaços do Porto.

Este é um projeto visto com bons olhos pelos participantes que podem assim expor o seu trabalho, tornando a arte acessível para todos. 

"Eu trabalho muito em atelier com galerias. O meu trabalho é mais exposto em interior e foi uma oportunidade que eu vi para tornar o meu trabalho também mais conhecido" sublinha Mariana de Castro. 

Visão partilhada por Constança Duarte, outra das artistas selecionadas. "Eu acho muito interessante a questão da arte estar na rua e das pessoas poderem usufruir sem terem que entrar no museu, ou numa galeria. Levar a arte para diretamente às pessoas e despertar esse interesse", defende. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Bispo do Porto pede dinheiro para reabilitar seminário em obra que inclui hotel

O bispo do Porto, Manuel Linda, pediu “o contributo de todos os cristãos” para a reabilitação do Seminário Maior da Nossa Senhora da Conceição, cujo concurso foi lançado em conjunto com a construção de um hotel.

Presidente de freguesia do Porto ameaça repensar cedência de edifício em Cedofeita à PSP

O presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, Nuno Cruz, expressou esta sexta-feira “grande preocupação” com o fecho do atendimento à população na esquadra de Cedofeita e ameaçou avaliar a cedência deste edifício municipal à PSP.

CDU/Porto critica silêncio da Câmara sobre fecho da esquadra da PSP em Cedofeita

A CDU criticou o silêncio da Câmara do Porto sobre o encerramento do atendimento ao público na esquadra da PSP de Cedofeita e pediu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna (MAI).