Matosinhos estuda criação de taxa turística para aplicar em 2024

Matosinhos estuda criação de taxa turística para aplicar em 2024
| Política
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, está a estudar a criação de uma taxa turística com aplicação prevista a partir de 2024, anunciou esta quarta-feira a presidente.

“Estamos a preparar a criação de uma taxa turística à semelhança de outros municípios”, afirmou Luísa Salgueiro no início da reunião pública do executivo municipal que decorreu no Centro Cultural de Leça do Balio.

Esta taxa turística municipal deverá ser implementada em 2024, frisou a autarca, eleita pelo PS.

No final da reunião, e em declarações à Lusa, o vereador responsável pelos pelouros da gestão financeira e auditoria, Vasco Pinho, explicou que a câmara vai contratualizar a elaboração de um estudo, que deverá estar concluído até final do ano, para apurar o valor da taxa a estabelecer.

Vasco Pinho referiu ainda que o estudo vai analisar a criação da taxa turística a dois níveis, um no que se refere às dormidas no concelho e outro aos passageiros que chegam através do Terminal de Leixões, realidade que poucos municípios têm.

“Antes da pandemia, Leixões recebeu mais de 100 mil passageiros”, exemplificou.

Na região Norte, os municípios de Braga, Porto e Vila Nova de Gaia já cobram a taxa turística, a que se juntam este ano Póvoa de Varzim e Viana do Castelo.

+ notícias: Política

Parlamento aprova programa Mais Habitação sem alterações

O parlamento voltou esta sexta-feira a aprovar, sem alterações, o programa Mais Habitação, apenas com o voto favorável do PS, numa reapreciação após o veto do Presidente da República.

Morreu o militante do PCP Mário Moutinho de Pádua

O militante do PCP Mário Moutinho de Pádua morreu na quinta-feira aos 87 anos, anunciou o partido, destacando o seu papel na denúncia dos crimes do colonialismo português e o seu empenho na “construção de uma democracia avançada”.

Em tempos de guerra, Portugal é um "aliado ideal" e um país seguro, defende Marcelo

O Presidente da República defendeu em Newark, nos Estados Unidos, perante a embaixadora norte-americana em Portugal, que Portugal é "o aliado ideal" e um país seguro em tempos de guerra.