IVA zero nos bens essenciais está em vigor há mais de um mês

| Economia
Porto Canal

Esta terça-feira assinala-se o Dia Nacional do Feirante e o Porto Canal foi até à feira de Valongo perceber se a medida do IVA Zero está ou não a ter impacto na carteira dos portugueses.

Foi a 18 de abril que entrou em vigor a medida do Iva Zero, medida esta que abrange mais de 40 bens essenciais. Agora, mais de um mês depois, os consumidores continuam apreensivos e garantem que na carteira, a diferença, essa sim, é praticamente nula.

O preço do cabaz alimentar com 46 produtos essenciais com IVA zero "diminuiu 7,48%, desde 17 de abril, dia que antecedeu a entrada em vigor da isenção, até ao dia 22 de maio", segundo os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), divulgados na passada sexta-feira, no âmbito da terceira reunião Comissão de Acompanhamento do Pacto para a Estabilização e Redução do Preço dos Bens Alimentares. Ainda assim, os comerciantes revelam que os clientes comprar cada vez menos.

Os preços nas prateleiras têm levado os portugueses a procurar outras opções. A lista de produtos alimentares que passaram a estar isentos de IVA, na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar, inclui legumes, carne e peixe no estado fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, entre outros.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.