"Dignidade dos reclusos é essencial para a reinserção", considerou Assunção Esteves

| País
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 23 jul (Lusa) - A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, visitou hoje o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde defendeu que "o sentido de dignidade dos reclusos é essencial para a sua reinserção social".

"Esta [visita] é uma manifestação de afeto, uma função em que nós queremos concorrer, com a nossa presença, para um sentido de dignidade, que tem de ser comum a todos", afirmou aos jornalistas, acrescentando: "A nossa presença é um exercício de uma cada vez maior transparência dos lugares da democracia", que são também os espaços fechados onde a cidadania tem de se reconstruir".

Acompanhada de deputados da Comissão Parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, Assunção Esteves contactou hoje com vários reclusos e formadores daquele estabelecimento.

A presidente do Parlamento visitou espaços de vários ofícios, ficou a saber que o estabelecimento tem 714 reclusos e que cerca de 200 frequentam ações de escolarização, do primeiro ciclo ao secundário.

"Esta é uma visita que nos suscita sempre uma reflexão e apreensão criadora de tentar procurar soluções", comentou, quando foi questionada pelos problemas que existem nas prisões portuguesas, nomeadamente a insuficiência de guardas.

A presidente da Assembleia da República sublinhou que o contacto com a realidade, como o que hoje ocorreu, "ajuda na perceção das coisas e na atenção sobre elas".

"Todos nós temos uma inquietação sobre as realidades mais duras e andamos com alguma angústia à procura de soluções", sublinhou, dizendo ter "uma noção clara das dificuldades".

Assunção Esteve recordou que a comissão que hoje visitou o estabelecimento de Paços de Ferreira "tem uma dinâmica muito intensa de troca de impressões, sugestões e injunções com o Governo e com os espaços da sociedade", na procura das melhores soluções para os problemas.

"O trabalho parlamentar é o partir da pedra nas comissões parlamentares. É todo o poder de que está investido o Parlamento que, ao passar por aqui, vai agitado para encontrar as soluções", acrescentou.

APM // PGF

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP apreende mais de seis mil munições em operação nacional

Mais de seis mil munições e duas armas de fogo foram apreendidas numa operação nacional da PSP para fiscalizar o funcionamento e segurança dos complexos, carreiras e campos de tiro para a prática recreativa, anunciou a corporação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.