Lufthansa chega a acordo para entrar no capital da ITA Airways

Lufthansa chega a acordo para entrar no capital da ITA Airways
| Economia
Porto Canal/Agências

A companhia aérea alemã Lufthansa chegou esta quinta-feira a acordo com o Estado italiano para aquisição de uma participação da ITA Airways, que surgiu após a liquidação da Alitalia.

O ministério da Economia italiano, proprietário da totalidade da ITA Airways, confirmou a operação em comunicado após reunir-se em Roma com o presidente executivo da Lufthansa, Carsten Sphor, e com o presidente da companhia italiana, Antonino Turicchi.

O comunicado oficial não especifica qual será a participação da Lufthansa, mas nos últimos dias os 'media' indicaram que seria de cerca de 40%, uma posição que poderá aumentar para a totalidade nos próximos anos.

O ministro da Economia italiano, Giancarlo Giorgetti, falou numa "perspetiva de integração" na nota divulgada.

"Hoje encerra-se um caminho que marcou a história da companhia aérea nacional com uma perspetiva de integração numa importante companhia aérea europeia", afirmou.

Por sua parte, Spohr considerou o acordo "uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa" porque "uma ITA mais forte reforçará a concorrência no mercado italiano", acrescentou.

O acordo ainda terá de ser submetido à apreciação do Tribunal de Contas italiano e da direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.

+ notícias: Economia

Prestação da casa sobe 290 euros para créditos de 150 mil euros a 12 meses

A prestação da casa paga ao banco vai subir em junho nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, agravando-se 290 euros neste último caso, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Despesa de turistas estrangeiros em Portugal aumenta 22,5%, diz Banco de Portugal

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 22,5% e 10,0%, respetivamente, em abril, em termos homólogos, voltando a abrandar face ao mês anterior, divulgou o BdP.

PIB cresce 2,5% no primeiro trimestre em relação ao ano passado, confirma INE

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e de 1,6% em comparação com o trimestre anterior, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE).