Lufthansa chega a acordo para entrar no capital da ITA Airways

Lufthansa chega a acordo para entrar no capital da ITA Airways
| Economia
Porto Canal/Agências

A companhia aérea alemã Lufthansa chegou esta quinta-feira a acordo com o Estado italiano para aquisição de uma participação da ITA Airways, que surgiu após a liquidação da Alitalia.

O ministério da Economia italiano, proprietário da totalidade da ITA Airways, confirmou a operação em comunicado após reunir-se em Roma com o presidente executivo da Lufthansa, Carsten Sphor, e com o presidente da companhia italiana, Antonino Turicchi.

O comunicado oficial não especifica qual será a participação da Lufthansa, mas nos últimos dias os 'media' indicaram que seria de cerca de 40%, uma posição que poderá aumentar para a totalidade nos próximos anos.

O ministro da Economia italiano, Giancarlo Giorgetti, falou numa "perspetiva de integração" na nota divulgada.

"Hoje encerra-se um caminho que marcou a história da companhia aérea nacional com uma perspetiva de integração numa importante companhia aérea europeia", afirmou.

Por sua parte, Spohr considerou o acordo "uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa" porque "uma ITA mais forte reforçará a concorrência no mercado italiano", acrescentou.

O acordo ainda terá de ser submetido à apreciação do Tribunal de Contas italiano e da direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.