Adesão total na greve a horas extras de assistentes na Urgência de Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 jul (Lusa) - A greve às horas extraordinárias dos assistentes técnicos e operacionais da Urgência do Hospital de Aveiro, que começou hoje à meia-noite, conta com uma adesão de 100%, informou fonte sindical.

"Todos os trabalhadores dos turnos da madrugada e manhã aderiram à paralisação", disse à agência Lusa Joaquim Santos, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), que convocou a greve.

Apesar desta adesão, os serviços "não estão fechados", assinalou o dirigente sindical, explicando que os trabalhadores estão a cumprir o horário de trabalho normal, mas "não dão continuidade aos turnos, quando falta um trabalhador".

Além da greve ao trabalho suplementar, os trabalhadores também estão a recusar-se a tratar das tarefas relacionadas com o transporte dos cadáveres para o Instituto de Medicina Legal, adiantou a mesma fonte.

Na origem desta greve está a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e o insuficiente número de pessoas ao serviço que, segundo o sindicato, "são obrigadas a fazer turnos consecutivos".

Joaquim Santos diz que as urgências do Hospital de Aveiro "estão a funcionar nos mínimos", porque o número de trabalhadores naquele serviço "é muito inferior ao que era necessário".

"A administração do Hospital disse-nos que precisa de meter 51 trabalhadores assistentes operacionais para esta área, sendo que o maior número será para as urgências onde há uma rutura maior", adiantou o dirigente sindical.

A greve irá manter-se até ao final do ano, mas os trabalhadores prometem acabar com a paralisação se o Governo autorizar a abertura de um concurso para a contratação de novos assistentes operacionais.

Os trabalhadores exigem ainda que o transporte de cadáveres para o Instituto de Medicina Legal passe a ser feito por funcionários do Ministério da Justiça.

A agência Lusa tentou obter uma reação por parte da administração do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga, ao qual pertence o Hospital de Aveiro, mas até ao momento não foi possível.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.