Novos terminais na Asprela e na Batalha vão diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade do Porto

Novos terminais na Asprela e na Batalha vão diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade do Porto
DR
| Porto
Porto Canal

A inauguração do Terminal Intermodal de Campanhã foi quase há um ano, mas a revolução nos transportes do Porto continua. A partir de 1 de junho, a cidade Invicta conta com mais dua estreias no mundo dos transportes públicos: a abertura dos renovados terminais das Camélias, na Batalha, e da Asprela, que inclui os interfaces do Hospital S. João e do Polo Universitário. Paralelamente, será desativado o terminal de Régulo Magauanha, junto ao INEM no centro do Porto.

A estratégia é simples: diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade, designadamente aqueles que fazem ligações intermunicipais. Resumindo por poucas palavras, Teresa Stanislau, gerente da STCP Serviços e responsável pelos dois terminais, afirma ao JN que, com os novos terminais "fecha-se o anel que circunda a cidade".

As intervenções estão mesmo na fase final. A renovação do terminal das Camélias, na Batalha, teve como objetivo melhorar as condições para operadores e passageiros. Segundo a autarquia, este terminal irá incluir a melhoria das paragens, da sinalética, das condições de acesso e espera, do arranjo paisagístico deste espaço e também uma sala de espera com apoio de cafetaria e WC que, até então, era inexistente.

Além da zona de embarque e desembarque, com cinco cais, o terminal terá uma área de apoio para estacionamento de longa duração dos autocarros. Este “update” vai permitir organizar os transportes interurbanos na zona sul da cidade, de modo a reduzir a sua circulação no centro do Porto. O mesmo efeito terá o terminal da Asprela, mas com as ligações intermunicipais a norte.

Na Asprela, o terminal terá duas estruturas: no S. João e no Polo Universitário, junto às estações de metro. Aqui vão coexistir os serviços da Metro, da STCP, e também de operadores privados, assim como alguns serviços expresso. De acordo com a Câmara do Porto, o terminal terá um movimento de passageiros e veículos semelhante ao de Campanhã.

No S. João, aumentou-se o espaço de cobertura, passando a existir um edifício com uma Loja Andante, cafetaria, WC e uma sala de descanso para trabalhadores da STCP e da Metro.

+ notícias: Porto

Café Ceuta passa a fazer parte da tradição do Porto

O Café Ceuta é, a partir desta segunda-feira, um estabelecimento histórico do Porto. Reaberto em outubro de 2021, após atrasos devido à pandemia, o espaço recebe em 2025 o selo Porto de Tradição, um programa da Câmara do Porto para salvaguardar o comércio local e tradicional. Também a loja Supercasa e “Os Pauliteiros de Nevogilde” passaram a integrar o programa municipal.

Câmara do Porto estima ser possível mitigar conflitos num troço da Costa Cabral

A Câmara do Porto estima ser possível mitigar a médio prazo os conflitos de uso num troço da Rua de Costa Cabral, através da utilização de uma rua paralela para a largada de passageiros de instituições desportivas e escolares.

Orçamento da Câmara do Porto para 2025 aumenta para os 494 milhões de euros

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira, por maioria, incorporar um saldo de gerência de 44,4 milhões de euros no orçamento municipal para 2025, que passa de 450 para 494 milhões de euros.