Nelson Silva, candidato à liderança do PAN, diz que partido merece "muito melhor”

Nelson Silva, candidato à liderança do PAN, diz que partido merece "muito melhor”
Foto: Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O candidato à liderança do PAN Nelson Silva defendeu que o partido “merece mais e melhor, muito melhor” e afirmou que se for eleito porta-voz vai acabar com a “lógica de militantes de primeira e militantes de segunda”.

“A candidatura ‘Mais PAN’ pretende abrir o PAN às suas pessoas, à sociedade, e convida a um maior escrutínio das suas lideranças”, afirmou, durante a apresentação da moção global de estratégia que apresentou ao IX Congresso do PAN, que decorre este sábado em Matosinhos (distrito do Porto).

O antigo deputado apontou que “o que realmente difere” na sua candidatura daquela protagonizada pela atual porta-voz, Inês de Sousa Real, “é o sentido de democracia que queremos que o PAN tenha, é o tipo de partido que queremos ser de hoje em diante”.

“Por mais propaganda interna que seja veiculada em forma de bolha com o objetivo de confundir, denegrir ou enganar, o que é diferente nas suas moções globais de estratégia não são linhas programáticas nem redefinições ideológicas do nosso partido”, considerou.

“Teremos uma real separação de poderes, maior fiscalização quer a nível político, quer a nível financeiro entre congressos, iremos dar igual voz a todas as pessoas do PAN, possibilitando eleições diretas a quem delas queira fazer parte e terminando com a lógica de militantes de primeira e militantes de segunda”, defendeu.

Nelson Silva indicou também que propõe “simplificar o processo de candidatura dentro do partido, para fomentar, incentivar a participação ativa” dos filiados, além da passagem de um para dois porta-vozes “de géneros diferentes”.

O candidato à liderança propõe ainda “mais fóruns de debate político interno”, abrir o partido “à participação das pessoas”, e “voltar a conquistar a credibilidade perdida e a confiança não só dos votos que perdemos, mas também a conquista de novos votantes que sintam a forte mensagem do PAN”.

“Iremos finalmente aplicar dentro o que defendemos para fora. O PAN merece mais e melhor, muito melhor, e para isso contarão com certeza com esta candidatura”, garantiu.

O antigo dirigente – que integrou a Comissão Política Nacional de Inês Sousa Real, mas saiu no passado com críticas à democracia interna – indicou igualmente que a sua direção irá “dar mais força às estruturas locais, recuperando a autonomia que a direção que agora cessa o seu mandato lhes roubou”.

“Iremos dar uma verdadeira autonomia às comissões políticas regionais da Madeira e Açores, sem obrigar a terem de ir a uma espécie de beija-mão à Comissão Polícia Nacional para poderem ter ação política específica e necessária para o seu território. Criaremos uma juventude com liberdade para pensar, agir e participar com autonomia e com uma voz ativa nos órgãos decisórios do partido”, afirmou.

Sobre a orientação política que deve guiar o PAN no futuro, Nelson Silva considerou que “a causa animal fundou o PAN e será para o PAN sempre uma prioridade”.

Apontando também que “a ecologia passou a ser um bastião do PAN”, o candidato a porta-voz considerou que “separar a causa animal da ecologia ou dizer que ecologia é mera proteção do ambiente não é só conceptualmente errado, mas também politicamente ignorante”.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.