A nova cara da Marginal de Caxinas em Vila do Conde vai custar três milhões de euros

| Norte
Catarina Cunha

A marginal de Vila do Conde vai ganhar uma nova cara com a construção do parque de lazer de dez mil metros quadrados, que será “recheado” com um pequeno anfiteatro, um parque infantil, uma pérgula panorâmica e ainda áreas verdes. O mesmo ficará por cima dos mais de 100 armazéns de pesca e ao lado da vizinha Póvoa de Varzim.

O projeto já foi desenhado, mas ainda não saiu do papel, uma vez que “o projetista responsável pelo mesmo ainda precisa de verificar se as infraestruturas que estão por baixo do lajeado conseguem ou não sustentar” o plano idealizado, adianta o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, em entrevista ao Porto Canal.

“Nós tínhamos previsto que no final de junho estaríamos preparados para lançar o concurso público e eu espero que não vá muito para além desse mês”, esclarece Vítor Costa.

O edil assegura também que a obra vai avançar mesmo que, numa fase inicial, a Câmara Municipal de Vila do Conde não consiga fundos comunitários para a execução da mesma.

O custo estimado da empreitada é de cerca de três milhões de euros, um investimento que para o autarca é necessário e que não pode ser considerado como “uma despesa”.

“É um ganho humano (…) e um ganho turístico enorme. Não tenho dúvidas que este investimento (…) trará num curto prazo de tempo muito mais do que três milhões de receita para o concelho”, acrescenta o presidente da Câmara.

O prazo para o arranque das obras ainda é desconhecido, mas Vítor Costa garante que estão a trabalhar “diariamente para ultrapassar as dificuldades que foram surgindo” e “que no final do ano, ou no início do próximo já será possível ver a obra”.

O autarca de Vila do Conde explica que “não é por falta de vontade que o concurso público ainda não foi lançado, mas sim por uma questão técnica”. Reconhece também que os habitantes já estão cansados de ver a vista para o mar “tapada pelos taipais da obra” e por isso, de forma custosa, reforça-lhes o pedido de paciência.

Porto Canal

De acordo com Vítor Costa, a requalificação da marginal confere “vantagens evidentes” para o Município, visto que irá colocar um ponto final “no remate de uma grande intervenção”, bem como “atrair ainda mais turistas”.

Centro de Convívio e Museu do Mar

“E como não há duas, sem três”, tal como diz o ditado popular português, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde anuncia duas grandes promessas futuras para o concelho.

“Ao lado da Igreja do Senhor dos Navegantes, vamos construir, em colaboração com o Centro Social e Paroquial, um centro de convívio e cívico”, destaca.

Para além desta infraestrutura, Vítor Costa revela que para o futuro próximo a autarquia pretende criar um Museu do Mar, “que a seu tempo irá ver a luz do dia”. A localização do mesmo ainda vai ser debatida, tanto pela Câmara Municipal, quer como “pelas diversas instituições comunitárias das Caxinas e da Poça da Barca.”

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Notícia editada por Francisco Graça

 

+ notícias: Norte

Incêndio de “muita intensidade” atinge zona florestal junto à A32

Um incêndio de “muita intensidade” deflagrou esta tarde numa área de povoamento florestal junto à variante que liga São João da Madeira à Autoestrada A32, segundo afirmou fonte dos Bombeiros de São João da Madeira ao Porto Canal.

Antigos ministros integram comité consultivo da Savannah Resources

O comité consultivo da Savannah Resources é composto por Luís Mira Amaral, Luís Amado, Carlos Caxaria e Astrid Karamira, e visa apoiar a empresa no desenvolvimento da mina de lítio do Barroso, em Boticas, foi esta segunda-feira anunciado.

Penas até 14 anos de prisão por tráfico de cocaína em contentores de bananas

O Tribunal de Braga aplicou esta segunda-feira penas entre os oito e os 14 anos de prisão a um grupo internacional acusado de introduzir na Península Ibérica, por via marítima, grandes quantidades de cocaína dissimulada em contentores de fruta.