Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas este verão

Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas este verão
| País
Porto Canal

Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas durante o verão. Segundo a Autoridade Marítima Nacional, já morreram cinco pessoas por afogamento no mar, desde o início do ano até 30 de abril.

De acordo com o jornal Público, apesar de as temperaturas quentes fazerem-se sentir cada vez mais cedo, ainda não é obrigatório ter as praias vigiadas durante todo o ano. No entanto, o jornal fala em exceções, como é o caso de Matosinhos.

Segundo o Público, a Câmara de Matosinhos tem uma equipa de nadadores-salvadores que estão presentes nas praias do concelho durante todo o ano, desde 2018. Ao jornal, a vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, explica que são oito os profissionais que estão no ativo mesmo fora da época balnear e que o trabalho passa pelo socorro e salvamento, mas também por ações de sensibilização junto dos banhistas.

O Público noticia ainda que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais difícil recrutar pessoas para esta atividade, e que os municípios que conseguem ter profissionais no ativo durante todo o dia são Matosinhos, Viana do Castelo, Nazaré, Cascais, Almada e Albufeira.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, o Instituto de Socorros a Náufragos, que é a entidade que certifica os nadadores-salvadores, certificou 582 novos profissionais até ao dia 10 de maio, chegando assim aos 4331 profissionais no total. No entanto, a AMN explica que normalmente o país tem entre 5200 e 5500 nadadores-salvadores.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.