Receitas da Altice Portugal sobem 14% nos primeiros três meses do ano

Receitas da Altice Portugal sobem 14% nos primeiros três meses do ano
| Economia
Porto Canal/Agências

As receitas da Altice Portugal no primeiro trimestre cresceram 14,2%, em termos homólogos, para 699 milhões de euros e o investimento subiu quase 8% para 111 milhões de euros, divulgou esta quarta-feira a dona da Meo.

No primeiro trimestre, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 10,5% para 245 milhões de euros, "sustentado no crescimento das receitas dos serviços 'core' [principais] e das novas linhas de negócio, mas também na contínua disciplina dos custos operacionais".

De acordo com a empresa, estes dados demonstram uma "robusta performance financeira" nos primeiros três meses do ano.

"A Altice Portugal conjuga crescimento com rentabilidade, apesar do contexto concorrencial e de incerteza económica, sustentada na fiabilidade das suas redes, num portfólio diversificado e inovador de produtos e serviços, na melhoria contínua da qualidade de serviço e da relação com os seus clientes", adianta a empresa liderada por Ana Figueiredo, em comunicado.

No período em análise, o investimento "foi de 111 milhões de euros", mais 7,7% em termos homólogos, "reafirmando a aposta na transformação global das infraestruturas, na inovação e no investimento no país", o que inclui a "aposta contínua na rede móvel, em infraestruturas 'core' de última geração e na expansão da rede de fibra ótica em Portugal".

A dona da Meo salienta que "continua a investir na densificação da cobertura móvel – 5G (91,1%) e 4G (99,9%), bem como em fibra ótica, com 6,2 milhões casas passadas em todo o país, ligando pessoas e empresas com a melhor tecnologia disponível".

Para o efeito, "contribui, também, a Altice Labs, o laboratório de inovação da Altice Portugal, que exporta tecnologia 'made in' Portugal para o mundo, suportada na sua aposta contínua em Investigação & Desenvolvimento [I&D]".

A Altice Portugal cita ainda dados da Anacom do quarto trimestre de 2022, referindo que "a Meo mantém-se como líder em todos os serviços".

No primeiro trimestre, "a performance operacional mantém a tendência positiva, o controlo dos desligamentos continua em níveis históricos e a aquisição de clientes mantém-se sustentada, o que permitiu aumentar a base dos serviços fixos em 5,3% nos últimos 12 meses, tendo a base de clientes do serviço de televisão por subscrição crescido 4,2%", prossegue a Altice Portugal, em comunicado.

A empresa adianta que as receitas cresceram em "todos os segmentos e linhas de negócio" no trimestre, "em virtude da contínua expansão da base de clientes, da diversificação do portfolio de serviços cada vez mais digitais, da aposta na inovação e qualidade de serviço, fatores estes que se revelaram determinantes para a evolução positiva registada".

As receitas do segmento de consumo evoluíram 6,8% para 335 milhões de euros e a base de clientes únicos "continuou a expandir-se e aumentou 1,6% face ao período homólogo do ano anterior, após conquistar 26 mil adições líquidas, totalizando 1,7 milhões".

As receitas do segmento de serviços empresariais avançaram 22% para 364 milhões de euros, "sobretudo pelo crescimento da Altice Labs.

"Os resultados deste trimestre vêm confirmar o compromisso da Altice Portugal com a sua missão de liderar a transformação tecnológica e digital em Portugal, por meio da inovação, promovendo uma sociedade mais humana e conectando as pessoas a uma vida mais inovadora, inclusiva e sustentável", conclui a dona da Meo, no comunicado.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.