Empresa investe mais de dois milhões de euros no aeródromo municipal de Viseu

Empresa investe mais de dois milhões de euros no aeródromo municipal de Viseu
Câmara Municipal de Viseu
| Norte
Porto Canal/Agências

Uma empresa especializada em manutenção, operação e locação de meios aéreos para combate a incêndios florestais vai investir mais de dois milhões de euros (ME) no aeródromo de Viseu, no âmbito de um protocolo celebrado esta segunda-feira com a Câmara.

A empresa Agro-Montiar, que atualmente tem sede em Tondela e base de operações em Viseu, vai construir novo hangar e criar um centro de formação aeronáutica multidisciplinar no aeródromo da capital de distrito.

Desta forma, segundo a autarquia, a Agro-Montiar vai expandir a sua área de atuação, "procurando colmatar as necessidades crescentes do ponto de vista logístico e formativo, ao construir um hangar de maiores dimensões, que permitirá deslocar a sua sede para Viseu e garantir todas as restantes funcionalidades necessárias à sua operação".

"Para além de garantirem a instalação da operação ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mais concretamente no combate a incêndios com aeronaves anfíbio, e a manutenção das mesmas, a Agro-Montiar vai ainda executar um novo Centro de Formação Aeronáutica, com vista à formação de pilotos, técnicos de manutenção de aeronaves e outros profissionais da aviação", acrescentou.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, congratulou-se com a assinatura do protocolo, uma vez que prevê um investimento que ajudará o aeródromo a ser mais atrativo.

"Este é um investimento significativo e que envolve um número razoável de postos de trabalho [cerca de 20]", frisou o autarca social-democrata, mostrando-se convicto de que este projeto "será extremamente favorável a que o aeródromo possa dar um salto promissor, que contribua, ainda mais, para o desenvolvimento local e regional".

No início deste ano, Fernando Ruas avançou aos jornalistas que a Câmara tinha recebido "uma série de pedidos para investimentos no aeródromo".

No seu entender, "o aeródromo tem de estar cada vez mais atrativo" para que seja possível, futuramente, "equilibrar as contas".

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).