Concurso para "metrobus" de Braga deverá ser lançado no último trimestre deste ano

Concurso para "metrobus" de Braga deverá ser lançado no último trimestre deste ano
| Norte
Porto Canal/Agências

O concurso público para o BRT (Bus Rapid Transit) de Braga, também denominado de 'metrobus´, deverá ser lançado no último trimestre deste ano, anunciou esta quarta-feira o ministro do Ambiente.

Durante a apresentação do projeto BRT Braga, que decorreu hoje em Braga com a presença do primeiro-ministro, Duarte Cordeiro referiu que o investimento ascende aos 100 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A previsão é que a empreitada esteja concluída no segundo trimestre de 2026, sublinhou.

O BRT Braga permitirá ligar o centro da cidade a polos geradores de mobilidade, nomeadamente à estação de caminho-de-ferro, hospital e superfícies comerciais, referiu o governante.

“O traçado cobre a área urbana do concelho, designadamente nove freguesias com mais de 50% da população de Braga”, frisou Duarte Cordeiro.

Falando numa rede de transportes coletivos estruturantes para Braga, o ministro explicou que cada veículo, sem emissões de gases poluentes, percorrerá até 100 quilómetros por ano, o que significa a redução da emissão de quase 2.000 toneladas de dióxido de carbono.

Com quatro linhas, mais de 22 quilómetros de extensão e 23 estações, o BRT circulará pelas vias rodoviárias existentes sendo, em algumas situações, possível que hajam obras de adaptação, afirmou o titular da pasta do Ambiente.

“A rede deverá substituir parte das atuais linhas, servindo a espinha dorsal do sistema de transporte público urbano”, concluiu.

+ notícias: Norte

Trofa recebeu garantia da Metro do Porto de cumprimento do projeto

O presidente da Câmara da Trofa revelou ter a garantia da Metro do Porto de que a chegada do metro ao concelho respeitará o definido em Orçamento de Estado e será em metrobus a partir do Muro.

Presidente de Gaia anuncia “projetos comuns” com Porto após “25 anos de dificuldades”

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou ter debatido “soluções para os problemas da região” com o seu homólogo do Porto, Pedro Duarte, após “25 anos de dificuldades no desenvolvimento de projetos comuns”.

Gaia vota fim da isenção das taxas municipais das obras da Linha Rubi da Metro do Porto

A Metro do Porto terá de pagar à Câmara de Gaia as taxas municipais devidas pelas obras da linha Rubi e esse valor poderá incluir 25 milhões de euros caso se confirme o incumprimento de contrapartidas acordadas.