Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em Vila do Conde junto a área protegida

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em Vila do Conde junto a área protegida
| Norte
Porto Canal/Agências

O Bloco de Esquerda (BE) denunciou esta quarta-feira a existência de descargas poluentes numa ribeira em Mindelo, Vila do Conde, distrito do Porto, e questionou o governo sobre que medidas irá tomar para fiscalizar a situação e punir os responsáveis.

Segundo o partido, estas descargas “têm sido recorrentes ao longo dos anos”, ameaçando a biodiversidade da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), uma área protegida decretada por lei que acolhe uma importante biodiversidade, que é atravessada por esta ribeira de Silvares.

“Nos últimos dias foi denunciada ao nosso grupo parlamentar e existência de três descargas. No dia 29 de abril, foram efetuadas descargas de chorume [líquido que resulta da decomposição de lixo], agravadas no dia 2 de maio. Na tarde desse dia 2 de maio, uma descarga de um líquido branco, com um forte odor a químicos poluiu a ribeira deixando-a pintada de branco”, relataram os bloquistas.

Segundo o BE, “a situação está a indignar a população e o movimento Salvar a Reserva Ornitológica de Mindelo”, considerando que “não se pode permitir que o leito da Ribeira de Silvares seja transformado num esgoto”.

“O Bloco de Esquerda considera urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado. Para além desta atitude reativa, é necessário, igualmente, garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam”, acrescentou o partido, em comunicado.

Nesse sentido, o deputado Pedro Filipe Soares questionou o ministério do Ambiente e Ação Climática “se tem conhecimento das descargas, que medidas tomará o ministério para averiguar a situação descrita e punir os responsáveis, que medidas de fiscalização serão realizadas para garantir que esta situação não se repita”.

O movimento ‘Salvar a Reserva Ornitológica de Mindelo’ garantiu à agência Lusa que o SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR] “já está a par da situação e irá levantar um auto”.

“Situações como esta já aconteceram centenas de vezes na ribeira de Silvares. Todos os meses há este tipo de descargas e infelizmente a impunidade tem sido a palavra de ordem. Temos alertado as autoridades porque não podemos deixar que o crime compense”, disse Vítor Gonçalves, responsável pelo movimento.

Coincidentemente, há uma semana, a 26 de abril, houve também uma descarga poluente no rio Ave, igualmente na zona de Vila do Conde, com um líquido branco e de forte odor a químicos, que obrigou uma intervenção urgente das autoridades competentes para a sua remoção, nomeadamente na foz do rio.

Esse incidente também está a ser investigado pelo SEPNA para determinar a origem e identificar os responsáveis.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.