Bancos estão a perder para os certificados de aforro 

Bancos estão a perder para os certificados de aforro 
| Economia
Porto Canal

Os portugueses retiraram cerca de três mil milhões de euros dos bancos em março. No mesmo período, as subscrições líquidas de certificados de aforro aumentaram 3,5 mil milhões de euros, de acordo com dados do Banco de Portugal (BdP).

Os depósitos no banco voltaram a baixar, pelo terceiro mês consecutivo, para 174,8 mil milhões. Face ao período homólogo, registou-se um decréscimo de 0,3%, o que traduz uma redução dos depósitos que já não acontecia desde 2017.

De acordo com o BdP, o crescimento os depósitos já estava em fase decadente desde novembro de 2022.

O aumento do volume de subscrições dos certificados de aforro poderá indicar que os portugueses estão a transferir as poupanças do banco para dívida pública.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.