'General' Pepe alcança marca redonda de 250 jogos de Dragão ao peito
Porto Canal
Pepe cumpriu, este domingo, no dérbi da Invicta, diante do Boavista, o jogo 250 de Dragão ao peito. O defesa internacional português de 40 anos está a cumprir a oitava época de azul e branco, divididas em duas passagens pelo clube.
A epopeia de Képler Laveran Lima Ferreira – um dos melhores da posição na história do futebol – na Invicta iniciou-se no verão de 2004, quando na altura o jovem de 21 anos trocou o Marítimo pelo que se tornou o clube do coração.
Ao serviço do FC Porto, Pepe estreou-se frente ao Valência, na Supertaça Europeia, em agosto de 2004, tendo saído para o Real Madrid três anos depois, voltando em janeiro de 2019, num jogo com o Leixões. O central renovou contrato em novembro do ano seguinte e em agosto de 2021 tornou-se, frente ao Belenenses, no mais velho de sempre a aturar pelos campeões nacionais.
Durante o seu legado na Invicta, o esteio da defesa dos 'azuis e brancos' apontou 14 golos em 250 jogos, somando no palmarés quatro Ligas portuguesas, três Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga, fazendo parte da equipa que venceu a Taça Intercontinental em 2004, mas sem ter jogado essa decisão.,
Nas mais de duas centenas de partidas pelo FC Porto, Pepe atuou por 169 ocasiões no campeonato, registando ainda 19 jogos na prova rainha do futebol português, 7 encontros na Taça da Liga, 3 na Supertaça, 38 na Liga dos Campeões, 11 na Liga Europa e um na Supertaça Europeia.
Com uma jovialidade invejável, com 33 jogos nas pernas na presente temporada, um golo e uma assistência, Pepe e o FC Porto anunciaram no dia 23 de abril, o desejo mútuo há muito expressado de renovar até 2024 o contrato que liga o central de 40 anos ao clube.
Numa conferência de imprensa realizada no Estádio do Dragão, Pinto da Costa realçou o "mérito" e a "justiça" da renovação do capitão do FC Porto e lançou uma esperança sobre a renovação: "Pode não ser a última."
O capitão azul e branco foi um dos pilares da equipa que alcançou nova dobradinha em 2021/22, o que lhe valeu outra nomeação para o onze predileto da temporada. Ao campeonato e à Taça de Portugal, juntou já em 2022/23 mais uma Supertaça e a primeira Taça da Liga, que levantou em Leiria ao lado de Sérgio Conceição, dois dias após cumprir o 40.º aniversário. Com a disciplina, qualidade e energia que lhe são caraterísticas, Pepe vai agora continuar a lutar, tal como todos no clube, para revalidar o título de campeão nacional e para reconquistar a prova rainha.
Natural de Maceió, no Brasil, o defesa alinha na seleção portuguesa desde 2007 e é o terceiro jogador com mais internacionalizações, ao somar 133 jogos e oito golos, num percurso abrilhantado pelos inéditos êxitos no Euro2016 e da Liga das Nações de 2019