PM da Malásia diz que manteve conversas secretas com rebeldes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kuala Lumpur, 22 jul (Lusa) -- O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, afirmou hoje que manteve conversas secretas com o líder dos rebeldes pró-russos, Alexander Borodai, para recuperar as caixas negras do avião da Malaysian Airlines abatido na Ucrânia.

"Nos últimos dias, trabalhámos nos bastidores para contactar com aqueles a cargo do lugar onde caiu o MH17", disse o primeiro-ministro poucas horas antes da entrega das caixas negras, segundo o diário "New Straits Times".

Os rebeldes entregaram as caixas negras aos representantes malaios em Donetsk, no território controlado pelos separatistas, e transportaram num comboio com vagões frigoríficos os cadáveres de 282 dos 298 passageiros e tripulantes do avião sinistrado até à cidade de Járkov, território sob domínio do Governo ucraniano.

A Malásia tem sido alvo de duras críticas por não ser mais contundente com os rebeldes pró-russos, que os Estados Unidos acusam de ter derrubado o Boeing-777 e que durante dias dificultaram o acesso aos destroços do avião pelas equipas internacionais.

"Nos últimos dias, houve momentos em que queria dar mais voz à raiva e dor que o povo malaio sente. Eu também o sinto. Mas às vezes devemos trabalhar silenciosamente para um melhor resultado", disse Najib em Putrajaya, capital administrativa da Malásia.

O Boeing-777 da Malaysia Airlines caiu na quinta-feira passada com 298 passageiros a bordo na região oriental de Donetsk, cenário de combates entre as forças governamentais da Ucrânia e os rebeldes pró-russos.

FV //JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.