FC Porto: Pasodoble no Minho com a mira no Jamor. Crónica de Jogo

FC Porto: Pasodoble no Minho com a mira no Jamor. Crónica de Jogo
| Desporto
Porto Canal

Em Famalicão, na primeira parte da eliminatória de acesso ao Jamor, a dupla espanhola composta por Marcano e Toni Martínez foi decisiva junto à baliza adversária. O FC Porto venceu por 2-1 e leva agora a vantagem para o duelo da segunda mão, que vai ser disputado a 4 de maio (quinta-feira, 20h30) no Estádio do Dragão.

Conceição lançou uma mão cheia de novidades no onze para defrontar o Famalicão - Cláudio Ramos, Marko Grujic, Eustaquio, Danny Namaso e Toni Martínez – e foi o avançado espanhol quem deixou o primeiro aviso a Luis Júnior com um cabeceamento em resposta a um cruzamento de Wendell.

Foi também após uma bola batida por Wendell, já depois de Otávio não ter conseguido concretizar com sucesso uma jogada em que Namaso foi protagonista (12m), que o FC Porto inaugurou o marcador. O brasileiro cobrou para o poste mais longínquo uma falta junto à bandeirola de canto, onde apareceu Iván Marcano, o agora defesa mais goleador da história do clube, a cabecear de forma certeira pela 27.ª vez nos 242 jogos de azul e branco. O espanhol está, de resto, a um golo de igualar o recorde pessoal de golos numa época, registo atingido na primeira passagem pela Invicta, em 2017/18.

Os Dragões perderam algum fulgor ofensivo nos primeiros momentos que se seguiram ao adiantamento no placar e o Famalicão lançou-se para diante de forma a consertar o prejuízo sofrido bem cedo na partida. Aos 18 minutos, Ricielli ameaçou e Cláudio Ramos mostrou-se atento com uma defesa de grande nível, mas, já depois de numa transição rápida Pepê ter acertado na malha lateral da baliza de Luiz Júnior, os minhotos conseguiram o empate (36m): Dobre, com espaço junto ao vértice esquerdo da área portista, cruzou para o segundo poste e Alexandre Penetra encostou para o 1-1. Ouviram-se queixas devido ao posicionamento de Jhonder Cádiz - posicionado imediatamente ao lado do defesa luso em fora de jogo, correu para a bola num primeiro momento e abandonou essa intenção de seguida –, mas Hugo Miguel (VAR) considerou o lance legal.

Sem mais incidências de relevo até ao intervalo, mas com protestos do banco azul e branco devido à dualidade de critérios na mostragem de cartões amarelos de Gustavo Correia, as equipas seguiram para os balneários sem nada que as separasse no placar. Insatisfeito com o resultado, Sérgio Conceição mexeu ao intervalo e colocou dentro de campo Matheus Uribe e Galeno. Sentaram-se no banco Marko Grujic e Danny Namaso.

No arranque da etapa complementar, pôde assistir-se a um confronto mais estratégico e posicional - também com menos ritmo devido ao critério apertado do juiz da partida aquando das faltas cometidas pelos de azul, contrastando até com o alargado quando feitas pelos de branco -, mas uma combinação mortífera de Wendell com Galeno, à esquerda, resultou no festejo de Toni Martínez ao Minho. O 13 recebeu junto à linha, tirou um oponente da frente e cruzou para o primeiro poste, onde apareceu o espanhol, depois de se ter antecipado ao central que o marcava, a desviar com engenho (62m).

Aos 76 e aos 81 minutos, houve razões para um protesto evidente de todos os elementos portistas em Famalicão. No primeiro lance, Galeno tentou encontrar Matheus Uribe na área, mas o colombiano foi empurrado ostensivamente por Francisco Moura, já amarelado, e não conseguiu disputar o duelo aéreo. No segundo, Gustavo Sá calcou Mehdi Taremi e impediu-o de chegar à bola batida num livre lateral. Em ambas as situações, a equipa de arbitragem mandou seguir. Sem mexidas no resultado, os da Invicta saíram mesmo por cima na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.