FC Porto: Pasodoble no Minho com a mira no Jamor. Crónica de Jogo

FC Porto: Pasodoble no Minho com a mira no Jamor. Crónica de Jogo
| Desporto
Porto Canal

Em Famalicão, na primeira parte da eliminatória de acesso ao Jamor, a dupla espanhola composta por Marcano e Toni Martínez foi decisiva junto à baliza adversária. O FC Porto venceu por 2-1 e leva agora a vantagem para o duelo da segunda mão, que vai ser disputado a 4 de maio (quinta-feira, 20h30) no Estádio do Dragão.

Conceição lançou uma mão cheia de novidades no onze para defrontar o Famalicão - Cláudio Ramos, Marko Grujic, Eustaquio, Danny Namaso e Toni Martínez – e foi o avançado espanhol quem deixou o primeiro aviso a Luis Júnior com um cabeceamento em resposta a um cruzamento de Wendell.

Foi também após uma bola batida por Wendell, já depois de Otávio não ter conseguido concretizar com sucesso uma jogada em que Namaso foi protagonista (12m), que o FC Porto inaugurou o marcador. O brasileiro cobrou para o poste mais longínquo uma falta junto à bandeirola de canto, onde apareceu Iván Marcano, o agora defesa mais goleador da história do clube, a cabecear de forma certeira pela 27.ª vez nos 242 jogos de azul e branco. O espanhol está, de resto, a um golo de igualar o recorde pessoal de golos numa época, registo atingido na primeira passagem pela Invicta, em 2017/18.

Os Dragões perderam algum fulgor ofensivo nos primeiros momentos que se seguiram ao adiantamento no placar e o Famalicão lançou-se para diante de forma a consertar o prejuízo sofrido bem cedo na partida. Aos 18 minutos, Ricielli ameaçou e Cláudio Ramos mostrou-se atento com uma defesa de grande nível, mas, já depois de numa transição rápida Pepê ter acertado na malha lateral da baliza de Luiz Júnior, os minhotos conseguiram o empate (36m): Dobre, com espaço junto ao vértice esquerdo da área portista, cruzou para o segundo poste e Alexandre Penetra encostou para o 1-1. Ouviram-se queixas devido ao posicionamento de Jhonder Cádiz - posicionado imediatamente ao lado do defesa luso em fora de jogo, correu para a bola num primeiro momento e abandonou essa intenção de seguida –, mas Hugo Miguel (VAR) considerou o lance legal.

Sem mais incidências de relevo até ao intervalo, mas com protestos do banco azul e branco devido à dualidade de critérios na mostragem de cartões amarelos de Gustavo Correia, as equipas seguiram para os balneários sem nada que as separasse no placar. Insatisfeito com o resultado, Sérgio Conceição mexeu ao intervalo e colocou dentro de campo Matheus Uribe e Galeno. Sentaram-se no banco Marko Grujic e Danny Namaso.

No arranque da etapa complementar, pôde assistir-se a um confronto mais estratégico e posicional - também com menos ritmo devido ao critério apertado do juiz da partida aquando das faltas cometidas pelos de azul, contrastando até com o alargado quando feitas pelos de branco -, mas uma combinação mortífera de Wendell com Galeno, à esquerda, resultou no festejo de Toni Martínez ao Minho. O 13 recebeu junto à linha, tirou um oponente da frente e cruzou para o primeiro poste, onde apareceu o espanhol, depois de se ter antecipado ao central que o marcava, a desviar com engenho (62m).

Aos 76 e aos 81 minutos, houve razões para um protesto evidente de todos os elementos portistas em Famalicão. No primeiro lance, Galeno tentou encontrar Matheus Uribe na área, mas o colombiano foi empurrado ostensivamente por Francisco Moura, já amarelado, e não conseguiu disputar o duelo aéreo. No segundo, Gustavo Sá calcou Mehdi Taremi e impediu-o de chegar à bola batida num livre lateral. Em ambas as situações, a equipa de arbitragem mandou seguir. Sem mexidas no resultado, os da Invicta saíram mesmo por cima na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”

A renovação de contrato de Francesco Farioli “é a retribuição pelo bom trabalho desenvolvido até agora” e “uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”. À margem do 120.º aniversário da Livraria Lello, André Villas-Boas afirmou que o desempenho do técnico italiano “tem sido notável, assim como o relacionamento com a equipa, com o Clube e com a cidade” e mostrou-se “muito satisfeito” com a prolongação do vínculo, uma decisão tomada para “transmitir confiança” e com o objetivo de “conquistar títulos”.

Francesco Farioli: “O nosso compromisso é dar tudo pela família portista”

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.