Aveiro acolhe Plataforma Nacional de Turismo criada por académicos e empresários

Aveiro acolhe Plataforma Nacional de Turismo criada por académicos e empresários
| Norte
Porto Canal/Agências

Mais de uma centena de instituições de ensino e organizações empresariais ligadas ao turismo associaram-se na Plataforma Nacional de Turismo (PNT), para promover a investigação e inovação no setor, anunciou esta quarta-feira fonte académica.

Ao todo, são 125 os fundadores da plataforma, que incluem quase todas as universidades portuguesas e institutos politécnicos com cursos na área do turismo, professores catedráticos e investigadores nacionais, bem como a totalidade das organizações nacionais empresariais da área do turismo.

Com sede no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (UA), a PNT é presidida por Carlos Costa, professor daquele Departamento, tendo como vice-presidente a secretária-geral da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Ana Jacinto.

A Plataforma Nacional de Turismo é criada na quinta-feira, numa sessão pública a decorrer online, que terá como oradores Nuno Fazenda, secretário de Estado Turismo, Comércio e Serviços, João Albino Silva, presidente da Assembleia Geral da PNT e professor da Universidade do Algarve, Carlos Costa, presidente da direção da PNT e professor na UA, e Ana Jacinto, vice-presidente da direção da PNT.

A PNT, explica o presidente da direção, “tem por objetivo promover iniciativas de investigação, desenvolvimento, inovação e de discussão, que contribuam para a implementação de novas orientações de política, estratégia e ações para o turismo nacional”.

“O turismo tem crescido em termos de receitas, e tem contribuído decisivamente para alavancar o desenvolvimento socioeconómico, mas muito do crescimento tem acontecido de forma desequilibrada social e territorialmente, e muitas vezes com fortes conflitos com a qualidade de vida dos residentes, do ambiente e da qualidade do emprego que é criado”, observa o presidente da direção.

A resposta, defende Carlos Costa, deve ser encontrada “através de um esforço acrescido em termos de conhecimento, inovação e envolvimento das pessoas com quem ele interage e que dele depende”.

“Precisamos de ter mais e melhores respostas no futuro em termos de economia, qualidade do emprego, e sustentabilidade ambiental e é fundamental que a gestão e o planeamento do turismo sejam feitos de uma forma mais alargada envolvendo as empresas, as organizações e os centros de conhecimento e inovação do turismo”, sublinha Carlos Costa.

O contributo da Plataforma, antevê, será feito através de espaços de reflexão sobre temas específicos do turismo nacional, como a localização do aeroporto, cultura e património, educação e formação, entre outros, bem como através da realização de projetos de investigação e inovação aplicados, em áreas como recursos humanos, governança e território.

+ notícias: Norte

Coimbra na lista dos “52 sítios para ir em 2025” do The New York Times

A cidade de Coimbra integra a lista de “52 sítios para ir em 2025” escolhidos pelo jornal norte-americano The New York Times, como um lugar para escapar “às multidões” de Lisboa e Porto.

Caçador em estado grave após queda de 12 metros em Arcos de Valdevez

Um caçador de 53 anos sofreu “ferimentos graves” após cair “numa escarpa com cerca de 12 metros de altura”, na freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, revelam os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, nas suas redes sociais.

Sete tripulantes auxiliados após embarcação ficar sem propulsão ao largo de Aveiro

Sete tripulantes de uma embarcação de pesca costeira que ficou sem propulsão a cerca de 800 metros da entrada da barra de Aveiro foram auxiliados por tripulantes da Estação Salva-Vidas de Aveiro, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).