Obra do Heliporto do Hospital São João deve terminar no final do mês

| Porto
Porto Canal

A empreitada do heliporto do Hospital São João deve terminar no final do mês. Com a abertura, o Porto deixa de ser a única cidade do país com dois hospitais centrais sem heliporto para emergência médica.

A infraestrutura deve estar pronta no final do mês de abril, contudo a previsão apontava que o heliporto ficasse operacional no primeiro trimestre deste ano. O investimento é de 1,7 milhões de euros, financiada em 70% por fundos europeus.

Em novembro de 2022, fonte hospitalar garantiu à TSF que a construção do heliporto ficaria concluída até ao final de 2022, contudo quatro meses depois da data prevista as obras continuam.

A abertura do heliporto, próximo do edifício do hospital, traz vantagens para situações críticas, nomeadamente “o trauma muito grave, o AVC, o Infarte e da infeção muito grave, em que nós sabemos, medicamente, que cada minuto conta”, disse Nélson Pereira, diretor do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário São João, ao Porto Canal.

“É o primeiro heliporto elevado com ligação direta ao corpo do hospital e às salas de emergência. Isso era um dos grandes objetivos que tínhamos era criar uma ligação rápida, eficaz em termos clínicos”, apontou Jorge Sousa, diretor do serviço de instalações e equipamentos do hospital.

ANAC e os heliportos hospitalares

Apenas os heliportos dos hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Garcia de Orta (Almada), dos quase 40 existentes no país, estão autorizados a operar, revelou a presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Tânia Cardoso Simões foi ouvida esta quarta-feira na Comissão de Saúde da Assembleia da República, em Lisboa, após um requerimento do grupo parlamentar do PSD sobre o heliporto do Hospital de Lamego, tendo o deputado do PCP João Dias questionado a responsável sobre o panorama nacional dos heliportos hospitalares.

A presidente da ANAC começou por explicar que, segundo um diploma de 2010, os heliportos utilizados para operações de emergência médica, de combate a incêndios ou outros fins de proteção civil necessitam de uma autorização do regulador.

+ notícias: Porto

Dupla de assaltantes tenta assaltar banco em Espinho

Dois indivíduos tentaram assaltaram a Caixa Geral de Depósitos, situada na rua 19, em Espinho, ao início da manhã desta quarta-feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Distrital da PSP de Aveiro.

Associação Campo Aberto denuncia atitude "arrogante" da Metro do Porto após abate de árvores

A associação ambientalista Campo Aberto denunciou esta quarta-feira a atitude "arrogante e sistemática" da Metro do Porto quanto às árvores nas suas intervenções, manifestando "tudo menos surpresa" quanto ao abate de duas árvores na rotunda da Boavista.

Aos 74 anos, Júlia foi posta na rua no Porto pelo novo senhorio

Júlia, de 74 anos, foi despejada na manhã de terça-feira do apartamento no Porto onde vivia desde 2007. A data do despejo não foi comunicada à doente cardíaca, que à hora em que viu a sua fechadura ser trocada não tinha ainda teto sob o qual passar a noite. A equipa de patrulha da PSP que realizou a ação não foi acompanhada de qualquer representante da Segurança Social e encaminhou a idosa para um dos balcões do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Integrado (SAAS).