Metade da população portuguesa recebe salário abaixo dos 1050 euros brutos

Metade da população portuguesa recebe salário abaixo dos 1050 euros brutos
| Economia
Porto Canal

Metade da população portuguesa recebe um salário abaixo dos 1050 euros brutos. Os dados foram avançados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, a partir de informações da Autoridade Tributária.

Os valores, que são referentes ao ano de 2021, mostram que há uma “elevada concentração de trabalhadores em rendimentos baixos".

Nesse ano, os jovens, entre os 25 e os 34 anos, recebiam em média quase menos 250 euros que a geração anterior. O documento mostra ainda que só em 2020 é que metade dos trabalhadores passaram a receber um vencimento de mais de mil euros brutos.

Além disso, as mulheres ainda não chegam a esse valor, uma vez que em 2021 metade das mulheres recebia apenas cerca de 987 euros por mês.

Assim sendo, os dados mostram que existe uma diferença salarial entre homens e mulheres, já que, nesse mesmo ano, a mediana para os homens era de 1.168 euros, ou seja, mais 18%.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.