Propostas finais da compra da Efacec são conhecidas segunda-feira

Propostas finais da compra da Efacec são conhecidas segunda-feira
| Economia
Porto Canal

O processo de reprivatização de 71,3% do capital da Efacec conhece novos desenvolvimentos esta segunda-feira, dia 10 de abril, no dia em que termina o prazo para os cinco candidatos admitidos ao segundo concurso apresentarem propostas vinculativas, segundo noticia o jornal ‘Público’.

No início de março, o Governo aprovou as propostas iniciais da Mota-Engil Capital, da Oxy Capital-SGOIC, dos grupos Visabeira e Sodecia Participações Sociais SGPS e ainda da Mutares Iberia, S.L e do Oaktree Capital Management, L.P.

O Governo tinha anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado "todas as condições necessárias" à concretização do acordo de alienação.

Ao longo dos últimos três anos, a empresa tem estado praticamente em gestão corrente e sem dinheiro para comprar matérias-primas. Segundo apurou o jornal ‘Público’, a empresa chegou ao ponto de serem os próprios clientes a comprarem as matérias-primas necessárias para que as encomendas avançassem.

Recentemente, o ‘Jornal Económico’ avançou que o Estado injeta, mensalmente, 14 milhões de euros na empresa que tem cerca de 2000 trabalhadores.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.