TAP. Sindicato defende contratação de pelo menos 80 pilotos

TAP. Sindicato defende contratação de pelo menos 80 pilotos
| País
Porto Canal/Agências

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Tiago Faria Lopes, disse que é necessária a contratação de pelo menos 80 pilotos na TAP, indicando que desde janeiro saíram 20 pilotos da transportadora aérea.

"Neste início do mês de abril estavam em aberto 137 voos, de copiloto, de comandantes ou de tripulação mista. Diria que, pelo menos, 80 pilotos deveriam ser contratados", afirmou Tiago Faria Lopes, em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, indicando que neste momento a TAP tem cerca de 1.200 pilotos.

Segundo o presidente do SPAC, "infelizmente" no verão vai provavelmente assistir-se a atrasos nos voos e a caos no aeroporto, porque continua a não existir capacidade de resposta, num aeroporto que está “obsoleto”.

Em relação a uma eventual venda da TAP, o sindicalista defendeu que esta só deverá avançar se o 'hub' se mantiver em Lisboa mas indicou que, mesmo com uma boa gestão do novo presidente executivo (CEO), esse processo será irreversível.

Para Tiago Faria Lopes, também não serão os lucros de 66 milhões de euros que a TAP apresentou que irão influenciar a compra, até porque para ser comparável com as suas congéneres, devia ter tido 250 milhões de lucro.

O sindicalista considerou ainda que, se continuar a existir interferência política na TAP, como ficou confirmado na comissão de inquérito parlamentar, qualquer gestor, por muito bom que seja, não vai conseguir atingir os objetivos.

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.