Bispo de Viseu pede "tolerância zero" para abusos sexuais e violência

Bispo de Viseu pede "tolerância zero" para abusos sexuais e violência
| País
Porto Canal / Agências

O bispo de Viseu pediu esta quinta-feira "tolerância zero" para "todos os tipos de abusos sexuais e de violência", considerando-os "crimes horrendos, abomináveis e hediondos" que não deixam brilhar na Igreja, nem no mundo, "a luz" de Cristo ressuscitado.

Na sua mensagem pascal, António Luciano dos Santos Costa referiu que "Cristo ressuscitado oferece à humanidade a vida nova" que dá sentido à fé e à esperança e é "capaz de destruir todos os males e erros do mundo pela raiz".

"A paixão de Jesus continua viva na sociedade e na Igreja, nos mais absurdos e horrendos crimes que se abateram sobre nós, lembrando a escuridão e as densas trevas de uma Sexta-Feira Santa mergulhada no sofrimento e na angústia de tantos", frisou.

Dirigindo-se a Cristo, o bispo de Viseu pediu que fortaleça e cure "todas as vítimas dos abusos sexuais de crianças na Igreja em Portugal".

No seu entender, "a solidariedade salvífica do amor novo" leva ao comprometimento "na prevenção, denúncia, escuta, acolhimento e ajuda humana, psicológica, moral, ética e material das vítimas de abusos, quer sejam crianças ou adultos vulneráveis".

"Ajudemos as vítimas a encontrar em Cristo ressuscitado a Páscoa e a libertação de que tanto precisam. Cuidemos de todos acolhendo-os, ajudando-os no seu processo de cura e de busca de sentido para a sua própria vida. Cuidemos também dos abusadores, ajudando-os a remir tão grandes males", apelou.

O bispo de Viseu pediu também ao "cristão adormecido depositado no sepulcro pelo abandono do amor e da fé, aterrorizado pelo sono da indiferença e do ateísmo, marcado pela nostalgia do absurdo de uma Igreja pecadora, enfraquecido pelo medo de uma vida sem sentido, por consequências de uma economia que mata e de uma pobreza entre os povos sem limite", que acorde.

"Acorda cristão, tu que tens o sono da morte, da irresponsabilidade, da negligência, da criminalidade violenta, do ódio sem controle e do afastamento consciente da Igreja", acrescentou.

Segundo António Luciano dos Santos Costa, "à luz do mistério pascal", todos são "pecadores, feridos e magoados, chamados a um caminho de conversão, arrependimento e reparação".

António Luciano dos Santos Costa aproveitou a mensagem pascal para deixar "uma palavra de estima e gratidão a todos os sacerdotes, diáconos, consagrados e seminaristas que vivem a sua vocação com alegria e entusiasmo no meio das maiores dificuldades".

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.