Casas devolutas de dois bairros operários vão ser reabilitadas pela Câmara do Porto

Casas devolutas de dois bairros operários vão ser reabilitadas pela Câmara do Porto
| Porto
Porto Canal

“O município lançou em março os concursos públicos para adjudicação das empreitadas de reabilitação de 19 casas devolutas: nove na Colónia Viterbo de Campos e dez no Bairro Social da Arrábida, do outro lado da rua, ambos na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos”, avançou, esta quinta-feira, o jornal Público.

Segundo o vereador com o pelouro da Habitação, Pedro Baganha, a obra para transformar as moradias em habitação social deverá arrancar ainda este ano, apontando a duração dos trabalhos para “18 a 24 meses”.

A empreitada terá um custo de cerca de três milhões de euros e vai ficar a cargo da Domus Social.

“Aquele conjunto de habitações foi “descoberto” pelo executivo de Rui Moreira em 2018, quando decidiu fazer um levantamento integral de todas as propriedades municipais: cerca de 200 fogos (em mau estado). “Em rigor, não sabíamos tudo aquilo de que a câmara era dona até esse momento.””, escreveu o diário.

Pedro Baganha explicou que o objetivo é “ir recuperando esse património, de forma faseada”, para ser disponibilizado para habitação social ou para arrendamento a preços acessíveis. O vereador avançou ainda que a próxima empreitada a arrancar deve ser a da Lapa, com mais 20 casas.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto espera consignar obra da Biblioteca Pública no segundo semestre do ano

A Câmara do Porto espera consignar a obra de requalificação da Biblioteca Pública Municipal “nos primeiros meses do segundo semestre” do ano, estando a analisar cinco propostas recebidas no segundo concurso público, esclareceu a autarquia à Lusa.

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

A Torre dos Clérigos foi parcialmente evacuada ao início da tarde devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento, revelou à Lusa fonte da Câmara do Porto.