Casas devolutas de dois bairros operários vão ser reabilitadas pela Câmara do Porto

Casas devolutas de dois bairros operários vão ser reabilitadas pela Câmara do Porto
| Porto
Porto Canal

“O município lançou em março os concursos públicos para adjudicação das empreitadas de reabilitação de 19 casas devolutas: nove na Colónia Viterbo de Campos e dez no Bairro Social da Arrábida, do outro lado da rua, ambos na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos”, avançou, esta quinta-feira, o jornal Público.

Segundo o vereador com o pelouro da Habitação, Pedro Baganha, a obra para transformar as moradias em habitação social deverá arrancar ainda este ano, apontando a duração dos trabalhos para “18 a 24 meses”.

A empreitada terá um custo de cerca de três milhões de euros e vai ficar a cargo da Domus Social.

“Aquele conjunto de habitações foi “descoberto” pelo executivo de Rui Moreira em 2018, quando decidiu fazer um levantamento integral de todas as propriedades municipais: cerca de 200 fogos (em mau estado). “Em rigor, não sabíamos tudo aquilo de que a câmara era dona até esse momento.””, escreveu o diário.

Pedro Baganha explicou que o objetivo é “ir recuperando esse património, de forma faseada”, para ser disponibilizado para habitação social ou para arrendamento a preços acessíveis. O vereador avançou ainda que a próxima empreitada a arrancar deve ser a da Lapa, com mais 20 casas.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, advertiu por carta o vice-presidente que, caso avance com uma candidatura às autárquicas, terá de criar um novo movimento de cidadãos, advertência que mereceu a concordância de Filipe Araújo.