Festival Internacional junta cinema e literatura de forma "única" na Trofa

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 18 jul (Lusa) - A primeira edição do CineTrofa, festival que se realiza entre 01 e 04 de outubro, vai "visitar", através do cinema e da literatura, "mais de vinte países", pondo o público a "ler os filmes", indicou hoje a organização.

O CineTrofa 2014 - Festival Internacional de Cinema e Literatura da Trofa, promete "revolucionar" o concelho e deixar uma "marca cultural" na região, tratando-se de um único evento que a organização diz ser "único" no seu género em Portugal.

A organização é composta pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR) e pela câmara municipal, estando a programação a cargo de António Reis, para quem a "ligação apesar de óbvia", entre a literatura e o cinema, ao ser "às vezes menos discutida" dá a esta iniciativa "singularidade".

"Pretende-se devolver o lugar que a literatura tem na história do cinema", sublinhou António Reis.

O programador destacou, levantando o véu sobre o vai acontecer na Trofa em outubro, uma das "combinações perigosas" da programação: José Saramago.

"É difícil falar de literatura sem falar de Saramago, mas também é difícil falar de Saramago sem falar das adaptações para cinema. Existem longas, uma média e uma curta-metragem, pelo menos, inspiradas em Saramago e portanto poderá dar-se uma nova forma de ver o Nobel".

Este festival será, também, um "ponto de encontro" entre agentes culturais com a ida à Trofa de realizadores, argumentistas, atores e escritores. Está, ainda, prevista a estreia de adaptações que estão em vias de ser ultimadas no cinema português.

Pôr as pessoas a "ler os filmes" é um dos objetivos do CineTrofa.

Outra meta, disse o presidente da câmara local, Sérgio Humberto, é "alterar mentalidades na população para lhes criar apetência para a cultura": "É uma atividade completamente fora da caixa. As sessões vão ser ao ar livre. Vamos levar o cinema e a literatura às pessoas. Não vamos chamar as pessoas a um espaço fechado".

O autarca tem expectativa de que com este festival, a Trofa e a região Norte entrem para o circuito internacional de iniciativas do género.

O CineTrofa 2014 concentra, em quatro dias, projeções de filmes e tertúlias, mas começa antes com um ciclo de cinema nas freguesias da Trofa, 24 horas de animação de rua de 09 para 19 de agosto, noite de lua cheia, e uma sessão de CineTrofa fora de portas com projeção na praia da Póvoa de Varzim, a 29 do mesmo mês.

A 06 de setembro o CineTrofa promete dar-se a conhecer através de sessões ao ar livre, em ruas fechadas, mas com lojas abertas, artes circenses, pinturas faciais, bares e atuação de DJ.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.