Sem respostas sobre reestruturação, administrativos do SEF iniciam greve de dois dias

Sem respostas sobre reestruturação, administrativos do SEF iniciam greve de dois dias
| País
Porto Canal/Agências

Os funcionários administrativos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) iniciam esta quarta-feira uma greve de dois dias depois de uma reunião com o Governo na segunda-feira ter terminado sem entendimento.

“A reunião não acrescentou nada do que pretendíamos. Nomeadamente, conhecer o diploma da APMA [futura Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo], que não nos foi entregue. (…) Não ficou nada garantido. Vamos manter a greve. Não houve sequer muita abertura para estas questões”, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF), Artur Girão.

O SINSEF antecipa “um forte constrangimento aos atendimentos”.

Em causa está a integração dos trabalhadores do SEF na Polícia Judiciária, no Instituto de Registos e Notariados (IRN) e na futura APMA no âmbito do processo de reestruturação daquele organismo, estando a decorrer negociações com o Governo sobre o projeto de decreto-lei que regula a transferência dos funcionários.

Na segunda-feira, em Matosinhos, Porto, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse aos jornalistas esperar chegar a um acordo com os sindicatos dos administrativos e dos inspetores do SEF, que também entregaram um pré-aviso para uma greve, entre quinta-feira e a próxima segunda-feira.

As estruturas sindicais estão contra a forma como o Governo tenciona fazer a transferência dos trabalhadores, considerando o sindicato dos inspetores que o projeto de decreto-lei que irá regular a transferência dos inspetores do SEF para a PJ não garante o princípio “trabalho igual, salário igual”.

A greve do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF) coincide com o período da Páscoa e poderá causar perturbações nos aeroportos.

Demonstrando descontentamento com a forma como o processo de transferência está a decorrer, Artur Girão adiantou que esta quata-feira haverá “uma pequena manifestação” junto às instalações do SEF na Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, pelas 10:00.

“As portas estarão fechadas. Estimamos uma adesão muito elevada a esta greve. A insatisfação interna é enorme. Faremos uma pequena vigília”, sublinhou, acrescentado que não haverá serviços mínimos.

O presidente do SCIF/SEF, Acácio Pereira, disse à Lusa que será tomada na noite de esta quarta-feira uma decisão sobre a manutenção da greve.

Os inspetores e os administrativos do SEF agendaram seis dias de greve durante o período da Páscoa devido à forma como o Governo pretende transferir os trabalhadores para outros organismos no âmbito da extinção do serviço.

No âmbito do processo de reestruturação do SEF, que foi adiada até à criação da APMA, os inspetores deste serviço de segurança vão ser transferidos para a Polícia Judiciária, enquanto os funcionários não policiais para a futura agência e IRN.

A reestruturação do SEF vai permitir que os inspetores permaneçam até dois anos nos postos de fronteira aérea e marítima, os quais vão passar para a responsabilidade da PSP e GNR.

Os inspetores são atualmente cerca de 900 e os funcionários não policiais cerca de 700.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.