Governo mantém "objetivo" de concluir reestruturação do SEF em março

Governo mantém "objetivo" de concluir reestruturação do SEF em março
| País
Porto Canal/Agências

O Governo garantiu esta quarta-feira que mantém "o objetivo político" de concluir até ao final de março o processo legislativo da criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que vai ficar com as funções administrativas do SEF.

"Mantemos o objetivo político de até ao fim de março ter o processo legislativo concluído. Recordo que esta quarta-feira é 15 de fevereiro. Se o compromisso foi até ao final de março, temos de aguardar até 31 de março para podermos verificar se o objetivo político é ou não cumprido", disse o ministro da Administração Interna no parlamento.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvido, José Luís Carneiro foi questionado pelo PSD, Chega, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda sobre o processo de reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que está pendente da criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA).

O deputado do PSD André Coelho Lima sustentou que o SEF apenas existe formalmente e "já tem ordem de extinção desde de abril de 2021", enquanto a deputada da IL Patrícia Gilvaz considerou a situação "insustentável" e o deputado BE Pedro Filipe Soares referiu que esta força de segurança vive "num limbo".

No âmbito da reestruturação do SEF, que foi adiada até à criação da APMA, as competências policiais daquele organismo vão passar para a PSP, GNR e PJ, enquanto as atuais atribuições em matéria administrativa relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela APMA e pelo Instituto dos Registos e do Notariado.

"Estamos em processo muito avançado para cumprir as metas estabelecidas e até ao final de março vamos ter o processo legislativo fechado", precisou o ministro da Administração Interna.

José Luís Carneiro sublinhou que, em relação à cooperação policial, as forças e serviços de segurança "estão todas já a trabalhar em conjunto desde dezembro ao abrigo dos acordos policiais".

Segundo o ministro, o SEF está a trabalhar com a PJ no que respeita ao combate à imigração ilegal e tráfico de seres humanos, a PSP está com o SEF nas fronteiras aéreas, como já tinha acontecido no verão.

"Os funcionários afetos às fronteiras estão a trabalhar nas fronteiras, mais os funcionários das forças de segurança", disse, frisando que "as fronteiras nacionais continuam a contar com todos os inspetores e agora reforçados com a PSP e a GNR".

Sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa entre 01 e 06 de agosto e terá a presença do papa Francisco, o ministro disse que vão manter-se nas fronteiras áreas, marítimas e terrestres os inspetores do SEF que estavam nessas funções, mais o efetivo da PSP e GNR que teve entretanto formação.

Este esclarecimento do governante surge após dúvidas levantadas sobre a forma como seriam feitos os controlos das fronteiras, após a reestruturação do SEF, durante a JMJ, que vai contar com mais de 1,5 milhões.

Além do Governo estar a ultimar o diploma que criará a futura Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, o governante disse também que o executivo está a terminar a legislação que vai definir as regras no âmbito do processo de transição dos trabalhadores, recursos e património do SEF para as restantes entidades.

Segundo José Luís Carneiro, o SEF formou até ao momento 154 efetivos da GNR e 160 elementos da PSP em matéria de controlo de fronteiras, estando ainda por concluir a formação de mais 88 agentes da Polícia de Segurança Pública.

A reestruturação do SEF foi decidida pelo anterior Governo e aprovada na Assembleia da República em novembro de 2021, tendo já sido adiada por duas vezes.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.