Padre de Guimarães suspenso de funções detido por posse de arma proibida

| Norte
Porto Canal

O padre da freguesia de Serzedo e Calvos, em Guimarães, Albino Meireles, foi detido pela Polícia Judiciária na passada sexta-feira pelo crime de posse de arma proibida.

Albino Meireles, de 44 anos, já estava suspenso de funções por ter sido referenciado pela Comissão Independente de investigação aos abusos sexuais na Igreja.

Tal como noticiou o 'Jornal de Notícias' esta terça-feira, Albino Meireles foi "constituído arguido e devolvido à liberdade". 

O pároco foi afastado pela Arquidiocese de Braga desde o passado dia 9 de março e o Porto Canal sabe que o padre deixou a casa paroquial na semana passada.

A Arquidiocese de Braga recebeu uma lista com oito nomes da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal. Entre os oitos nomes enviados, um padre suspeito de abusos sexuais foi suspenso de funções.

De entre os oito nomes, três “correspondem a sacerdotes já falecidos”, “um dos nomes não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”.

No comunicado do passado mês de março é ainda referido que um dos nomes “corresponde a um sacerdote que foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”, adiantando que se houver indícios de novos crimes será aberto “um novo procedimento canónico”.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.