Profissionais de educação recebidos em apoteose no Aeroporto do Porto

| Porto
Porto Canal

Os cerca de 50 profissionais da educação, que foram ao Parlamento Europeu pedir melhores condições de trabalho, foram recebidos, esta tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro por dezenas de professores.

Docentes e não docentes estiveram um dia em Bruxelas tendo viajado cerca de 50 profissionais do Porto.

“Fomos atendidos por todos os quadrantes políticos”, disse uma das docentes que viajou a Bruxelas, referindo que do eurodeputado do Partido Socialista trouxe “uma mão cheia de nada”. Em sentido inverso, esta professora aponta que “de outros quadrantes políticos tivemos respostas muito positivas”.

Foram entregues quatro petições aos eurodeputados, sobretudo por melhores condições salariais, contagem integral do tempo de serviço e também por um modelo de colocação diferente.

O coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), André Pestana, esteve no aeroporto para receber os docentes que se deslocaram a Bruxelas. O sindicalista referiu ao Porto Canal que “nunca houve nada assim em Portugal. Esta é a maior luta de sempre pela educação em Portugal”.

A próxima ronda negocial entre sindicatos e o ministério da Educação está marcada para o início de abril.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.