"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias

"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias
| Desporto
Porto Canal

A UEFA informou, esta quinta-feira, através de um comunicado oficial, que abriu uma investigação contra o Barcelona na sequência do Caso Negreira, em que são imputados ao emblema catalão avultados pagamentos a um antigo dirigente da arbitragem espanhola por favorecimentos. 

"De acordo com o artigo 31.º, n.º 4, do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado 'Caso Negreira'", pode ler-se no comunicado da UEFA.

Após um ano de investigação, Josep Maria Bartomeu e membros da sua administração são indicados como responsáveis dos pagamentos a Enríquez Negreira, através de uma empresa por serviços de assessoria e gravação de jogos.

Em julho de 2018 o ex-presidente dos blaugrana decidiu terminar a ligação, o que terá levado Negreira a ameaçar denunciar o caso.

De acordo com a justiça espanhola, o FC Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com o responsável, de forma a que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o FC Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus desafios.

Os 'Blaugrana' poderão ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, como possível consequência desportiva que a UEFA pode aplicar na sequência deste caso.

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.