"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias

"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias
| Desporto
Porto Canal

A UEFA informou, esta quinta-feira, através de um comunicado oficial, que abriu uma investigação contra o Barcelona na sequência do Caso Negreira, em que são imputados ao emblema catalão avultados pagamentos a um antigo dirigente da arbitragem espanhola por favorecimentos. 

"De acordo com o artigo 31.º, n.º 4, do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado 'Caso Negreira'", pode ler-se no comunicado da UEFA.

Após um ano de investigação, Josep Maria Bartomeu e membros da sua administração são indicados como responsáveis dos pagamentos a Enríquez Negreira, através de uma empresa por serviços de assessoria e gravação de jogos.

Em julho de 2018 o ex-presidente dos blaugrana decidiu terminar a ligação, o que terá levado Negreira a ameaçar denunciar o caso.

De acordo com a justiça espanhola, o FC Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com o responsável, de forma a que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o FC Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus desafios.

Os 'Blaugrana' poderão ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, como possível consequência desportiva que a UEFA pode aplicar na sequência deste caso.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".