"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias

"Caso Negreira". UEFA abre investigação ao Barcelona que arrisca ser excluído das provas europeias
| Desporto
Porto Canal

A UEFA informou, esta quinta-feira, através de um comunicado oficial, que abriu uma investigação contra o Barcelona na sequência do Caso Negreira, em que são imputados ao emblema catalão avultados pagamentos a um antigo dirigente da arbitragem espanhola por favorecimentos. 

"De acordo com o artigo 31.º, n.º 4, do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado 'Caso Negreira'", pode ler-se no comunicado da UEFA.

Após um ano de investigação, Josep Maria Bartomeu e membros da sua administração são indicados como responsáveis dos pagamentos a Enríquez Negreira, através de uma empresa por serviços de assessoria e gravação de jogos.

Em julho de 2018 o ex-presidente dos blaugrana decidiu terminar a ligação, o que terá levado Negreira a ameaçar denunciar o caso.

De acordo com a justiça espanhola, o FC Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com o responsável, de forma a que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o FC Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus desafios.

Os 'Blaugrana' poderão ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, como possível consequência desportiva que a UEFA pode aplicar na sequência deste caso.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.

FC Porto: A segunda volta arranca em Guimarães

Depois de completar a melhor primeira volta da história do campeonato - 16 vitórias e um empate -, o FC Porto vai dar início à segunda metade da prova em casa do Vitória SC, vencedor da mais recente edição da Taça da Liga.

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.