Câmara de Boticas pede mais tempo para analisar novo EIA da mina

| Norte
Porto Canal

A Câmara de Boticas pediu um prorrogamento do prazo de dez dias úteis para a consulta pública do projeto reformulado da mina do Barroso, depois de considerar que é impossível analisar toda a documentação até quatro de abril.

“Dez dias é humanamente impossível, não temos capacidade de recursos humanos para analisar um documento com esta importância”, reiterou o Presidente da Câmara de Boticas em entrevista ao Porto Canal.

Fernando Queiroga disse ainda que já solicitou à APA mais dias para que a análise possa ser “consciente e muito correta”. "A empresa teve nove meses para corrigi-lo (o novo projeto) depois de receber o parecer negativo. Não conseguimos analisar agora em dez dias", defendeu acrescentando que é necessário "contratar serviços fora do município com técnicos devidamente especalizados e isso demora o seu tempo".

Já Nelson Gomes, da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, diz que prazo dado "é injusto" para as populações. 

 De recordar que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) reformulado da mina do Barroso, que a empresa Savannah Resources quer explorar, no concelho de Boticas, distrito de Vila Real, está em consulta pública desde quarta-feira até ao dia quatro de abril.

A Savannah anunciou ter apresentado, na semana passada, a revisão do relatório ambiental e do plano de lavra para o projeto de exploração de lítio, solicitada pela APA, e explicou que, após a submissão dos documentos, o prazo para a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) é 31 de maio e que espera que o projeto obtenha a sua licença ambiental em 2024.

O EIA da mina do Barroso esteve em consulta pública entre abril e julho de 2021 e, em junho de 2022, a comissão de avaliação deu um parecer desfavorável, tendo a APA notificado a empresa para reformular o projeto, antes da emissão da DIA.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.