Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"

Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"
| Norte
Porto Canal

Está "em fase bastante adiantada" a negociação com vista à instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos.

A confirmação foi deixada, esta quarta-feira, pelo reitor da Univerisdade do Porto (UP), no encerramento da sessão solene comemorativa dos 112 anos da instituição. 

António de Sousa Pereira reiterou que o novo espaço será uma "verdadeira incubadora de talento em setores de intensa especialização", segundo relata o Jornal de Notícias (JN), reforçando que o novo campus irá permitir "o crescimento e a afirmação da universidade como um centro de excelência nos domínios da neutralidade carbónica e climática, das energias limpas e renováveis, da mobilidade sustentável e da economia circular", de acordo com a mesma fonte. 

O projeto, que irá ocupar uma área de 50 hectares, será destinado às engenharias e à ciência e, de acordo com o JN, este deverá ser erguido no extremo sul dos terrenos da antiga refinaria de Leça da Palmeira, uma zona com melhores acessos, noeadamente ao nível dos transportes públicos, do que a parte norte, inicialmente prevista.

Recorde-se que a Galp diz estar a trabalhar num plano de desmantelamento, descomissionamento e descontaminação do terreno que tem de obter parecer das entidades licenciadoras ambientais, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter evidenciado a existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área. 

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.