Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"

Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"
| Norte
Porto Canal

Está "em fase bastante adiantada" a negociação com vista à instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos.

A confirmação foi deixada, esta quarta-feira, pelo reitor da Univerisdade do Porto (UP), no encerramento da sessão solene comemorativa dos 112 anos da instituição. 

António de Sousa Pereira reiterou que o novo espaço será uma "verdadeira incubadora de talento em setores de intensa especialização", segundo relata o Jornal de Notícias (JN), reforçando que o novo campus irá permitir "o crescimento e a afirmação da universidade como um centro de excelência nos domínios da neutralidade carbónica e climática, das energias limpas e renováveis, da mobilidade sustentável e da economia circular", de acordo com a mesma fonte. 

O projeto, que irá ocupar uma área de 50 hectares, será destinado às engenharias e à ciência e, de acordo com o JN, este deverá ser erguido no extremo sul dos terrenos da antiga refinaria de Leça da Palmeira, uma zona com melhores acessos, noeadamente ao nível dos transportes públicos, do que a parte norte, inicialmente prevista.

Recorde-se que a Galp diz estar a trabalhar num plano de desmantelamento, descomissionamento e descontaminação do terreno que tem de obter parecer das entidades licenciadoras ambientais, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter evidenciado a existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área. 

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.