Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"
Porto Canal
Está "em fase bastante adiantada" a negociação com vista à instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos.
A confirmação foi deixada, esta quarta-feira, pelo reitor da Univerisdade do Porto (UP), no encerramento da sessão solene comemorativa dos 112 anos da instituição.
António de Sousa Pereira reiterou que o novo espaço será uma "verdadeira incubadora de talento em setores de intensa especialização", segundo relata o Jornal de Notícias (JN), reforçando que o novo campus irá permitir "o crescimento e a afirmação da universidade como um centro de excelência nos domínios da neutralidade carbónica e climática, das energias limpas e renováveis, da mobilidade sustentável e da economia circular", de acordo com a mesma fonte.
O projeto, que irá ocupar uma área de 50 hectares, será destinado às engenharias e à ciência e, de acordo com o JN, este deverá ser erguido no extremo sul dos terrenos da antiga refinaria de Leça da Palmeira, uma zona com melhores acessos, noeadamente ao nível dos transportes públicos, do que a parte norte, inicialmente prevista.
Recorde-se que a Galp diz estar a trabalhar num plano de desmantelamento, descomissionamento e descontaminação do terreno que tem de obter parecer das entidades licenciadoras ambientais, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter evidenciado a existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área.