PCP questiona Comissão Europeia sobre antiga refinaria de Matosinhos

PCP questiona Comissão Europeia sobre antiga refinaria de Matosinhos
| Norte
Porto Canal

A eurodeputada do PCP Sandra Pereira questionou a Comissão Europeia sobre os apoios aos trabalhadores despedidos e à descontaminação dos terrenos da antiga refinaria da Galp, em Matosinhos.

Apesar de versar sobre a antiga refinaria, a comunista colocou duas perguntas diferentes à Comissão Europeia com pedido de resposta escrita.

Relativamente à descontaminação dos terrenos, Sandra Pereira quer saber se a Comissão Europeia tem conhecimento de algum plano de recuperação da zona e gestão de risco. Além disso, a comunista questionou também que fundos da União Europeia podem ser direcionados para o apoio à mitigação dos impactos ambientais e à descontaminação.

Já quanto aos trabalhadores despedidos, grande parte deles estão ainda em situação de desemprego, aproximando-se o final do período em que têm direito ao subsídio respetivo, frisou.

“Recebeu a Comissão Europeia, entretanto, algum pedido de apoio que abranja o encerramento desta refinaria, designadamente no que se refere ao uso de fundos da União Europeia (FTJ [Fundo para uma Transição Justa], mas também outros como o FSE [Fundo Social Europeu] e o FEG [Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos], por exemplo)”, perguntou.

No dia 21 de dezembro de 2020, a Galp comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a decisão de encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, concentrando as suas atividades no complexo de Sines.

Posteriormente, para acompanhar todo o processo, a Câmara Municipal de Matosinhos constituiu um Comité Científico e um Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria.

Todo o processo de encerramento foi muito criticado sobretudo pelas estruturas sindicais que representam os trabalhadores da refinaria.

A 16 de fevereiro de 2021, a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) adiantaram que a antiga refinaria vai dar lugar a uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

Já este ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou, depois de questionada pela Lusa, que a parcela do terreno da antiga refinaria que a Galp pretende ceder à câmara para a Cidade da Inovação tem os solos e as águas subterrâneas contaminadas.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.