Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o Verão

Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o Verão
| País
Porto Canal / Agências

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro afirmou esta segunda-feira que o Ministério se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde assegura que se uma unidade não conseguir responder outra o fará.

“Cada vez que, por uma qualquer razão, um serviço não é capaz de dar resposta plena, há sempre um outro serviço, que o faz”, afirmou Manuel Pizarro, em Torres Vedras, reagindo ao alerta do diretor do centro de traumatologia integrado do Hospital de S. José sobre o risco de colapso do SNS no verão.

O diretor do serviço, João Varandas Fernandes, afirmou no domingo que “se não forem encontradas soluções de base sólidas e consensuais” haverá “sérios riscos de colapso durante este período de verão”, realçando o aumento de afluência às urgências do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) com o encerramento de outras urgências e unidades de internamento.

Manuel Pizarro afirmou que aquele responsável “chamou a atenção para um problema que é, ao mesmo tempo, uma virtude do SNS” e que o Ministério vai “fazer um balanço do plano sazonal do inverno” e começar a preparar-se “para os tempos que aí vêm”.

O governante admitiu ainda rever o encerramento noturno da urgência pediátrica de Torres Vedras, após “monitorizar” e “avaliar” os resultados da estratégia de reorganização dos serviços de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Se for caso disso revemos as decisões”, disse Manuel Pizarro, lembrando que “Portugal tem mesmo um problema crónico de excesso de afluxo a urgências”, não por culpa dos utentes mas, “provavelmente, porque não encontram outra porta que seja mais acessível”.

A estratégia de reorganização dos serviços de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo - que determinou que nenhum dos 14 serviços de urgência encerra, mas fecha o serviço no período noturno em Torres Vedras e em Loures ao fim de semana - resulta, segundo o ministro, da necessidade de “adequar a resposta aos profissionais disponíveis”, mas, após a avaliação, o ministério admite “corrigir o que houver a corrigir”.

Manuel Pizarro falava em Torres Vedras onde esta segunda-feira assistiu à apresentação do Portuguese Emergency Medical Team (PT-EMT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O mecanismo que permite responder a situações nacionais e internacionais de catástrofe ou acidentes graves está a realizar em Tores Vedras um curso de formação para mais 30 profissionais e tem capacidade de responder durante 14 dias a cerca de uma centena de pessoas por dia em ambulatório.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.