Hospitais do Porto com grande afluência às urgências e ambulâncias em espera. Situação já está regularizada

| Porto
Porto Canal

A manhã desta segunda-feira foi complicada na relação entre bombeiros e hospitais da cidade. De acordo com várias corporações de bombeiros, o tempo despendido nos hospitais foi mais longo que o habitual. O hospital de Santo António fala numa grande afluência.

O processo que deveria acontecer em poucos minutos quando uma ambulância chega ao hospital – chegar às urgências, fazer a triagem e seguir para outra ocorrência – levou a cerca de uma hora de espera.

A situação aconteceu esta manhã devido a um pico na afluência das ambulâncias ao serviço de urgências (SU) causando um aumento do tempo de espera. Fonte do hospital de Santo António referiu que houve efetivamente um pico de afluência e que em resposta à situação foram mobilizados enfermeiros de outros serviços à zona de triagem.

De acordo com a reportagem do Porto Canal no local e os dados do tempo de espera médio do Serviço Nacional de Saúde a situação foi regularizada ao início da tarde.

Os Bombeiros
Os Bombeiros de Valadares estiveram esta manhã no Hospital de Santo António, um hospital que não costuma visitar, visto que o hospital de referência é o Santos Silva, em Gaia. Fonte daquela corporação, disse ao Porto Canal que esta manhã o tempo de espera rondou os 40 minutos.

Já fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto referiu, ao Porto Canal, que houve tempos de espera de cerca 50 minutos. Nesta manhã registaram três chamadas não urgentes. Dos bombeiros voluntários do Porto houve relatos de tempos de espera a rondar uma hora. Sendo que um dos serviços demorou três horas a ser completado, ou seja, desde o início da ocorrência até que a ambulância voltasse a estar disponível.

Contudo, fonte dos bombeiros voluntários do porto refere que esta foi uma realidade sentida quer no hospital de São João, quer no hospital de Santo António devido ao elevado número de ocorrências.

Hospital de São João
Em resposta ao Porto Canal, o Hospital de São João mencionou que “entre as nove e as 12 horas foram admitidos em média cerca de um doente a cada 1,5 minutos com períodos de 2 doentes em cada minuto”. Ou seja, contas feitas foram atendidas pelo menos 160 pessoas nesta manhã.

O hospital acrescenta que “as ambulâncias que transportam doentes para o SU têm prioridade quer na inscrição no posto administrativo quer na chamada para triagem, nomeadamente nos doentes transportados ao SU em maca”.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.