Ministério admite condicionamentos no processo de descentralização da cultura. CCDR-N considera “assustador”

| Norte
Porto Canal

O Ministério da Cultura admitiu, esta sexta-feira, em resposta ao Porto Canal, que a reorganização da Direção-Geral do Património Cultural vai condicionar o “processo de desconcentração” na área da cultura.

Em causa estão as declarações de António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que avançou que haverá “aparentemente uma recentralização ainda mais forte na cultura do que aquilo que existe hoje”.

António Cuna explicou que “o que se anuncia” relativamente aos grandes museus geridos a partir da região norte é que “passem novamente a ser geridos a partir de Lisboa”.
Em resposta ao Porto Canal, o Ministério da Cultura esclareceu estar “empenhado na profunda reorganização da Direção-Geral do Património Cultural” - que pode significar condicionamentos.

“É uma reestruturação inovadora, abrangente e ambiciosa, que terá como consequência o reordenamento da gestão do património cultural do país, e que por essa via condiciona o processo de desconcentração na área da Cultura”, respondeu o Ministério.

“O que podemos confirmar é que neste momento estamos a trabalhar com vista à descentralização do Palácio de S. João Novo para a Câmara Municipal do Porto.”

Na Noite Informativa da passada quinta-feira, o presidente da CCDR-N adiantou que “aquilo que entretanto se começa a perceber que se vai passar na área da cultura é assustador”, atirou.

“É um enorme retrocesso e espero mesmo que não venha a acontecer”, confessou.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.