Via de ligação ao Avepark, em Guimarães, preocupa habitantes

Via de ligação ao Avepark, em Guimarães, preocupa habitantes
DR
| Norte
Porto Canal

A nova via de ligação ao Avepark está a preocupar os habitantes das freguesias em redor que acreditam que poderá levar ao corte dos territórios e à divisão das populações.

Esta terça-feira, cerca de duas dezenas de habitantes uniram-se uma vez mais em protesto no dia em que o secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, esteve em Guimarães. No local estiveram também o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e o próprio presidente da Câmara de Guimarães.

As populações defendem ainda que ficará em causa a coesão territorial.

De recordar que a via de ligação ao Avepark tem como objetivo aproximar o parque de ciência e tecnologia, em Barco, da entrada da A11, em Silvares.

Já o autarca Domingos Bragança vê a via do Avepark como algo importante que vai contribuir para o descongestionamento da EN101 e levar à construção de um corredor para o metrobus que ligue Guimarães a Braga e à estação de alta velocidade.

+ notícias: Norte

Melhores classificações escolares concentram-se cada vez mais a Norte

Mais de 23 mil alunos das escolas públicas tiveram 20 valores a pelo menos uma disciplina do secundário, sendo mais frequente encontrar notas máximas nas escolas do norte do país, entre as raparigas e estudantes menos carenciados.

Norte domina ranking das escolas com colégio de Matosinhos na liderança

As escolas públicas com melhores resultados médios nos exames nacionais situam-se maioritariamente no norte do país, com a mais bem classificada em 39.º lugar de uma tabela liderada pelo Colégio Efanor, em Matosinhos.

Comboio Histórico do Vouga volta a circular em edição especial de verão

O Comboio histórico do Vouga vai voltar a circular aos sábados, entre 13 de julho e 31 de agosto, transportando os passageiros numa viagem ao passado entre Aveiro e Macinhata do Vouga, com paragem em Águeda, foi esta sexta-feira anunciado.