Rui Costa critica arbitragem, foi multado, mas tribunal anulou a multa

Rui Costa critica arbitragem, foi multado, mas tribunal anulou a multa
| Desporto
Porto Canal

O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) recusou o recurso apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de multar o presidente do Benfica Rui Costa em 1150 euros.

Em causa está uma multa aplicada ao presidente do clube encarnado devido a críticas à arbitragem após a derrota das águias num jogo referente à temporada passada frente ao Gil Vicente.

Ao contrário do que aconteceu com o presidente dos encarnados, Sérgio Conceição foi multado, e este é apenas um dos casos, em 510 euros por declarações após o jogo entre o FC Porto e o Boavista, da 10ª jornada da I Liga. As declarações do treinador dos ‘Dragões’ diziam respeito a vários penáltis que ficaram por assinalar. As suas palavras originaram uma participação da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Na altura, Rui Costa afirmou “é hora de dizer basta”. O TCAS concluiu que as declarações foram “proferidas em linguagem correta”, sendo “um normal e admissível juízo negativo ao desempenho desportivo da arbitragem” e com Rui Costa a apresentar “legítimas discordâncias sobre o sentido de decisões de determinados lances”.

“Está no seu legítimo direito de crítica e de liberdade de expressão, exprimindo a sua opinião de forma não constrangedora para os árbitros em causa”, defende o TCAS.

 

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.