Arquidiocese de Braga afasta um padre após receber lista com oito nomes

| Norte
Porto Canal

A Arquidiocese de Braga recebeu uma lista com oito nomes da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

Em comunicado publicado no sítio online da arquidiocese é revelado que, entre os oitos nomes enviados, um padre suspeito de abusos sexuais foi suspenso de funções.

A arquidiocese de Braga revela ainda que não foi possível identificar um dos nomes suspeitos, “estando em curso diligências nesse sentido”.

De entre os oito nomes, três “correspondem a sacerdotes já falecidos”, “um dos nomes não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”.

No comunicado é ainda referido que um dos nomes “corresponde a um sacerdote que foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”, adiantando que se houver indícios de novos crimes será aberto “um novo procedimento canónico”.

Sabe-se também que “um dos nomes corresponde a um sacerdote que foi absolvido num processo civil relativo ao caso”.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.