Arquidiocese de Braga afasta um padre após receber lista com oito nomes

| Norte
Porto Canal

A Arquidiocese de Braga recebeu uma lista com oito nomes da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

Em comunicado publicado no sítio online da arquidiocese é revelado que, entre os oitos nomes enviados, um padre suspeito de abusos sexuais foi suspenso de funções.

A arquidiocese de Braga revela ainda que não foi possível identificar um dos nomes suspeitos, “estando em curso diligências nesse sentido”.

De entre os oito nomes, três “correspondem a sacerdotes já falecidos”, “um dos nomes não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”.

No comunicado é ainda referido que um dos nomes “corresponde a um sacerdote que foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”, adiantando que se houver indícios de novos crimes será aberto “um novo procedimento canónico”.

Sabe-se também que “um dos nomes corresponde a um sacerdote que foi absolvido num processo civil relativo ao caso”.

+ notícias: Norte

FC Porto: O Ouro que nos une

A 38.ª edição dos Dragões de Ouro faz manchete na mais recente edição da revista

FC Porto: O Homem na Arena

André Villas-Boas assina mais um editorial da revista Dragões

Álvaro Santos demite-se de 'vice' da Câmara de Gaia para concorrer à CCDR-Norte

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Álvaro Santos, anunciou esta terça-feira numa publicação na rede social LinkedIn a sua saída do cargo para concorrer à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).